Economia - 16 de Novembro de 2022 - 08h18

​Sicoob MaxiCrédito: 38 anos conectando pessoas e promovendo prosperidade

Instituição chega aos 38 anos como uma das maiores cooperativas de crédito do país

Era um sonho. Deu tudo certo! Esse deve ser o pensamento daqueles 169 agricultores e lideranças cooperativas que, no dia 16 de novembro de 1984, votaram pela criação de uma cooperativa de crédito que os ajudaria a custear suas produções agrícolas. Uma iniciativa que quase quatro décadas depois ajuda a transformar vidas não somente de produtores rurais, mas de toda comunidade onde faz parte.

No dia 16 de novembro de 2022, o Sicoob MaxiCrédito completa 38 de fundação e figura entre as maiores cooperativas de crédito do país. Para o presidente, Ivair Chiella, o momento é de alegria e também de relembrar do que foi construído até aqui.
“Nossa história nasceu na iniciativa de agricultores e lideranças da Cooperalfa que entendiam que o cooperativismo era o caminho para prosperar, onde todos se apoiam e crescem juntos. Hoje vemos que aquela iniciativa lançou uma semente que cresceu com o passar dos anos e promove prosperidade para pessoas e regiões, levando oportunidade de desenvolvimento que impactam na vida de um número incontável de pessoas e empresas de variados segmentos”, comenta.
A Cooperativa conta hoje com 1,5 mil colaboradores diretos “que trabalham diariamente para levar um relacionamento próximo e humanizado para nossos cooperados, fortalecendo a cada dia o nosso propósito de “Conectar pessoas para transformar vidas e promover prosperidade”, enfatiza Chiella.
Entre as maiores do país
Com mais de 240 mil associados, o Sicoob MaxiCrédito é a 3ª maior cooperativa em número de associados do país, de acordo com a Confebras. Próxima da marca de R$ 7 bilhões em Ativos Totais, a Cooperativa é a 8ª maior neste quesito. Em carteira de crédito ocupa também a oitava colocação.
Centésima agência
Além de comemorar seus 38 anos de fundação, o dia 16 de novembro terá mais um importante marco na história da cooperativa. Nesta data será inaugurada a centésima agência do Sicoob MaxiCrédito, que abrirá as portas na cidade de Picada Café (RS).
“Acreditamos no cooperativismo que é olho no olho, que é baseado na humanidade e na proximidade com o associado. Por isso além do nosso atendimento digital, queremos estar cada dia mais perto, sendo ponto de referência e de contato com a comunidade. Desde que começamos a atuar no RS, em novembro de 2020, abrimos 14 novos pontos de atendimento, totalizando 21 agências de portas abertas para atender a comunidade no RS”, destaca Chiella.
Envolvimento com a comunidade
Além dos serviços financeiros que oferece, outro importante papel da Cooperativa é o envolvimento com a comunidade. Somente em 2022, o Sicoob MaxiCrédito participou de 236 atividades de educação financeira, principalmente em escolas e empresas, impactando mais de 13 mil pessoas.
Só de alimentos foram mais de 18,5 toneladas arrecadadas nas ações do Dia C que beneficiaram mais de quatro mil pessoas. A doação de agasalhos também alcançou mais de 8,6 mil peças distribuídas para quem mais necessitava e ainda para entidades sociais.
Outra importante ação de 2022 foi a entrega de mais de R$ 425 mil em doações para 131 entidades sociais que atuam com Educação, Cultura e Saúde. O valor é resultado da participação dos associados na Pré-Assembleia digital, realizada no mês de março.
Projeto Mudar
Mais uma iniciativa da Cooperativa, lançada em 2021, o Projeto Mudar prevê o plantio de 40 mil mudas até o ano de 2024, quando a cooperativa completará 40 anos. Neste primeiro ano de projeto já foram mais de 7,5 mil árvores plantadas em 77 ações espalhadas pelas cidades onde a cooperativa tem atuação. Dezenove delas foram realizadas em escolas, como parte das atividades pedagógicas com crianças e jovens, além de outras 21 ações em parques e espaços públicos, entre outros. “Um legado que queremos deixar para as gerações, de cooperação e preservação do meio ambiente”, finaliza o presidente.

Fonte: Ass. Sicoob Maxi Crédito

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024