Campo Erê / Resgate da História - 31 de Outubro de 2021 - 10h38

​Você sabia? SC 161, trecho de Palma Sola até o entroncamento com SC 305 tem nome de Luiz Caldato

A SC 161, antiga SC 471, que liga a BR 280 em Flor da Serra do Sul PR, até a BR 282 em Flor do Sertão SC, tem vários trechos homenageados a pessoas desbravadoras da região por onde ela passa.

Um dos trechos é do km 11 da cidade de Palma Sola até o trevo da SC 305 em Campo Erê KM 23,700, tem como homenageado o nome de Luiz Caldato.

Lei 9.638 aprovada em Julho de 1994

Nomenclatura da rodovia na época SC 471

Quem foi

O homenageado nasceu em 08 de abril de 1899, em Bento Gonçalves RS, filho de Pedro Caldato e Capolína Hassan.

Faleceu em 03 de fevereiro de 1988, aos 79 anos de idade. na Fazenda Caldato munícípio de Campo Erê.

Casado com ida Gertrudes Sufrediní com quem teve três filhos: Pedro Névio Caldato, Carolina Alda Caldato e Lélia Caldato.

Agricultor e pequeno comerciante no Rio Grande do Sul, até ano de 1942. Neste mesmo ano adquiriu então Fazenda Campo São Vicente no município de Campo Erê, hoje denominada Fazenda Caldato, ali fixando residência.

Do homenageado Luiz Caldato, pode-se dizer que foi pioneiro desbravador daquela região que com muita luta, bravura e determinação ajudou a transformar a região em um dos maiores polos produtores de alimentos do Brasil.

Luiz Caldato simboliza luta de inúmeras pessoas que anonimamente com espírito de luta buscaram realizar um projeto de vida se fixando na região, tornando-a produtiva, através da exploração da madeira, da agropecuária da agricultura.

Destacado também a participação da familia Caldato, esposa, filhos e outros que ajudaram o patriarca construir seu projeto.

Em 1957, Luiz Caldato fundou empresa Caldato Cia Ltda. Industria e Comércio. Atualmente denominada como Luiz Caldato S/A indústria de Madeiras, empresa que emprega diretamente cerca de 250 trabalhadores. Exportando para alguns países madeira compensada.

Com espírito comunitário aguçado. Luiz Caldato sempre preocupou-se com bem estar da população residente na localidade. Exemplo disso foi seu empenho na construção do Posto de Saúde, da Escola, da Creche, da Igreja; proporcionando assim uma vida melhor aos que ali residem.

Das atividades da Família Caldato. Ainda deve-se ressaltar produção da Fazenda Caldato no cultivo da soja, milho e trigo que comercializada em todo País.

A SC 161 tem homenagens a vários personagens, um deles foi divulgado na matéria anterior (veja aqui)

Apoio a pesquisa

Agradecemos o apoio a pesquisa de Simone Pavan, secretaria executiva do deputado Mauricio Eskudlark


Veja mais sobre histórias


Fonte: CampoErê.Com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024