Educação - 07 de Agosto de 2015 - 09h48

Voltar

Nova rodada de negociação para implantação do IFC em Campo Erê

Foto: divulgação/www.campoere_1.com

O deputado federal Pedro Uczai (PT/SC), o senador Dário Berger (PMDB/SC), o prefeito de Campo Erê Rudimar Borcioni e o reitor do Instituto Federal Catarinense (IFC) Francisco Sobral, foram recebidos na quinta-feira (06), pelo Secretário de Educação Profissional Tecnológica do Ministério da Educação (MEC) Marcelo Machado Feres. O objetivo da reunião ocorrida em Brasília foi tratar do programa de expansão das escolas técnicas federais em Santa Catarina.

O prefeito Rudimar Borcioni e o deputado Uczai articulam um movimento na região envolvendo 30 municípios com uma população estimada em 150 mil habitantes para que seja implantado um novo Campus do IFC no município de Campo Erê. Uma audiência pública já foi realizada no município em junho de 2014 contando com a participação de mais de duas mil pessoas, envolvendo lideranças políticas, comunitárias e empresariais de todos esses municípios.

O pleito foi apresentado oficialmente ao MEC pelas lideranças políticas do oeste catarinense e pelo senador Berger, que se associou ao pedido por considerar importante uma nova escola técnica federal na região de Campo Erê. Para o prefeito Borcioni, o IFC é necessário para que possam ser melhorados através da educação federal os indicadores sociais e econômicos de toda a região, que atualmente apresenta os mais baixos do estado. “Nós precisamos deste instrumento de desenvolvimento, especialmente com cursos voltados a qualificação dos jovens do campo”, argumentou.

O secretário do MEC Marcelo Machado Feres destacou que em 2002 eram 140 escolas técnicas federais em todo o país e atualmente são 580, afirmando que a expansão é prioridade para o Governo Federal. Porém, ressaltou que o Governo vive um momento de consolidação das atuais escolas e necessita de legislação para contratar novos professores, que é o principal entrave para abrir novas escolas este ano. Porém, ele garantiu que após este primeiro contato sobre a implantação do Campus do IFC passa a ser a primeira prioridade do MEC num processo de expansão das escolas técnicas em SC.

Os prefeitos de São Bernardino Ivo Ludwig, de Saltinho Luis de Paris e de Anchieta Ari Prestes também participaram do encontro.

Fonte: campoere_1.com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024