Educação - 01 de Abril de 2014 - 09h09

Voltar

Senar, em nova fase, atuará na educação superior

Foto: Divulgação

Apresentar a nova estrutura metodológica aos prestadores de serviço em instrutoria foi o tema central do Encontro Estadual de Agentes da Formação Profissional Rural (FPR) e de Promoção Social (PS), na última semana, em Florianópolis. 

O evento foi organizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), e reuniu 200 pessoas.

A programação do Seminário iniciou com mensagem do presidente do Conselho Administrativo José Zeferino Pedrozo, destacando o papel do Senar na profissionalização e na elevação da renda das famílias rurais.

Na oportunidade o secretário executivo da Administração Central do Senar, com sede em Brasília, Daniel Kluppel Carrara,  anunciou que a partir de 2014 a entidade, que já atua na educação não formal há mais de 20 anos nos cursos de formação inicial e continuada, passará também a atuar, na educação formal com cursos técnicos de nível médio, curso superior e pós-graduação, consolidando-se como instituição de ensino, composta por uma rede nacional de educação profissional, conduzida pela administração central, em Brasília.

Duas profissionais do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS) da Administração Central do Senar apresentaram a estrutura da nova Série Metodológica edição 2013.

 A prática docente do Senar é a metodologia ideal para o homem do campo, porque leva em consideração o contexto histórico do produtor e do trabalhador rural. A ideia do Senar com a nova série é mudar, mas sem perder a essência do trabalho realizado pela entidade.

Os conceitos em todos os parâmetros e procedimentos para ajudar os instrutores na hora de montar os treinamentos, foram juntadas. Fazer com que o educador entenda que ele é fundamental nesse processo e que a qualificação profissional é básica, mas precisa ter intenções claras, ser planejada e focada no diálogo de saberes, não é apenas o curso do Senar, mas uma formação profissional que pode atender aos anseios dos participantes e às necessidades do mercado de trabalho.

A nova edição da Série Metodológica do Senar, composta de cinco volumes, é o documento que garante a uniformidade de informações educacionais, terminologias, processos e a consolidação da metodologia.

 O novo documento traz a nova estrutura ocupacional do Senar baseada na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), do Ministério do Trabalho e Emprego. A nova série está dividida em Informações Institucionais, Processo da Formação Profissional Rural (FPR), Estrutura Ocupacional do Meio Rural, Processo da Promoção Social (PS) e Metodologia de Ensino do Senar – Formação Profissional Rural e Promoção Social. Destaca a metodologia, com informações sobre as novas abordagens educativas como a formação por competências e a mediação da aprendizagem.

Fonte: campoere_1.com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024