Política - 07 de Março de 2014 - 04h08

Fazenda vai alterar decreto para beneficiar cooperativas de agricultores familiares

Fot: divulgação

A Secretaria da Fazenda irá propor ao governador a retificação do decreto estadual 1955/2013, que  isenta do recolhimento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) os produtos da agricultura familiar destinados para a alimentação escolar na rede estadual e municipal. A mudança tem como objetivo não prejudicar as cooperativas de produtores com o  limite de venda  fixado de  R$ 20 mil/ano por produtor rural.

A decisão foi resultado de reunião com a gerente de Tributação da Secretária da Fazenda, Danielle Kristina dos Anjos Neves, e sua equipe,  realizada na tarde de ontem, 06, na Capital, da qual participou o deputado estadual Dirceu Dresch, o coordenador estadual da Federação dos Trabalhadores dos Agricultura Familiar - Fetraf-Sul, Alexandre Bergamin, e representantes de cooperativas de agricultores familiares.

 Pela redação atual do decreto governamental, os agricultores familiares e suas organizações, como as cooperativas, ficarão isentos de ICMS até o limite de R$ 20 mil/ano. Ao ultrapassar o limite teriam que recolher ICMS.  A grande parte dos editais de prefeituras para compra de alimentos é superior a esse valor, então, na prática, as cooperativas de  agricultores familiares não seriam beneficiadas pela isenção de imposto. Somente a venda individualizada seria beneficiada. Por isso a  mudança é necessária. 

Segundo o deputado, a reunião foi positiva e foi possível sensibilizar a equipe técnica da Fazenda. Na reunião, ficou acordado que a Secretaria da Fazenda irá remeter à Casa Civil a proposta de um termo aditivo ao decreto e nota técnica justificando a alteração do decreto.  A decisão final caberá ao governador Raimundo Colombo.

Para o deputado  a isenção de ICMS é uma conquista histórica para a agricultura familiar, mas é preciso corrigir o decreto para que a medida atinja de  fato o agricultor.

Fonte: campoere_1.com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024