Geral - 02 de Abril de 2012 - 14h31

Mais uma mexida no bolso - exigência de placa refletiva para veículos entra em vigor

Como fica a placa

A partir de ontem, carros e motos de todo o país deverão ter, obrigatoriamente, placas e tarjetas refletivas. A determinação é do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e vale para os veículos novos que forem emplacados pela primeira vez e para os usados que forem transferidos de município.

A medida, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), deverá facilitar a fiscalização e aumentar a segurança no trânsito, já que a película que reflete a luz favorece a visibilidade em dias de chuva ou à noite.
Além disso, a película ajuda na identificação do veículo e permite visualizar melhor a distância entre os demais carros.

Alterações

A regra já estava em vigor para motos, mas agora altera também os tamanhos das placas destes veículos. A altura passará de 13,6 cm para 17 cm e o comprimento de 18,7 cm para 20 cm.
Com a mudança, o tamanho de letras e números (com exceção do nome da cidade de origem) passará de 4,2 cm para 5,3 cm de altura, quase do mesmo tamanho que nas placas de automóveis.

Nos casos previstos pela lei, os motoristas que forem flagrados com o modelo antigo serão punidos com multa e pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por infração média, além de apreensão do veículo até a devida adequação.

Fonte: Jandir Sabedot

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024