Campo Erê / Saúde - 05 de Março de 2024 - 07h42

​Dengue preocupa vigilância e a atenção é para o aumento de casos.

A vigilância epidemiológica do município de Campo Erê, tem voltado sua atenção para o grande aumento de casos de dengue na cidade.

Bairros e o centro da cidade tem aumentado significativamente os casos, inclusive com pessoas internadas com serias complicações por conta da doença.

Segundo a responsável pela epidemiologia do município, Samara Ronchi, por enquanto não há vacinas para a população e a aplicação dos produtos através do conhecido “fumace”, deve ser realizado nos proximos dias onde a incidência do mosquito é maior.

Samara disse que é muito fácil combater o mosquito que provoca a doença, é só verificar em volta da residência, terrenos baldios, onde há locais que tem água empossada, suja ou limpa, é o local onde o mosquito coloca seus ovos e dali volta o ciclo.

Focos foram encontrados em todos os bairros e no centro da cidade, o que demonstra o desinteresse da população quando aos cuidados com os locais de proliferação.

São inúmeros casos confirmados e mais de 20 aguardam resultado dos exames, disse Samara.

Sintomas

Os sinais clássicos da dengue são febre, geralmente junto com dor no corpo, dor atrás dos olhos, mal-estar e prostração. É uma febre que chega a 38° ou 39°.

Após o período febril, é preciso manter a atenção, pois podem aparecer dores articulares e manchas vermelhas pelo corpo, já é hora de procurar a unidade de saúde para exames e tratamento mais aprofundado, que em muitos casos levam ao internamento do paciente e casos já registrados com morte.

No inicio é possível combater com um tratamento básico a base de parecetamol ou dipirona, mas muito cuidado com a ingestão de medicamentos sem analise previa de um profissional.

Outro beneficio é a ingestão de líquido, água pura, com chá.

Uma Lei concede aos fiscais da vigilância sanitária, amplos poderes para adentrar em terrenos, a fim de verificar possíveis focos principalmente naqueles que houver denuncia.

Para informações a unidade de saúde disponibiliza o telefone 49 36551099, para maiores informações e ou apontamento de possíveis focos.

Só você pode ajudar nesse combate, que pode atingir seus familiares, amigos, mas principalmente as crianças, estão que são mais vulneráveis ao ataque.

Siga o portal nas redes sociais

Seja você um repórter do portal mande sua informação pelo Whats 49 9 91 040458

Twitter @campoeresc

Instagram: https://www.instagram.com/portalcampoere/

Telegram: https://t.me/CampoEreCom

No Facebook https://www.facebook.com/portalcampoere/

No Youtube: https://www.youtube.com/@portalcampoere

WhatsApp receba as informações simultâneas através do canal

https://whatsapp.com/channel/0029VaCbKZ4HwXbBVMZJK...

Fonte: CampoErê.Com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024