Saúde - 01 de Setembro de 2021 - 08h59

​Entenda Setembro amarelo mês de prevenção ao suicídio no Brasil.

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada no Brasil em 2015.

O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Ao contrário de outras campanhas como o Dezembro Vermelho e o Outubro Rosa, o Setembro Amarelo não é reconhecido oficialmente em âmbito nacional por meio de lei federal. Contudo, esse reconhecimento já ocorreu localmente em estados, como em Santa Catarina em 2018, e em vários municípios, que instituíram oficialmente a campanha.

Origem

O Setembro Amarelo é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria

Segundo a Associação Catarinense de Psiquiatria, a cor da campanha foi adotada por causa da história que a inspirou:

Em 1994, um jovem americano de apenas 17 anos, chamado Mike Emme, tirou a própria vida em seu Mustang 1968 amarelo. Seus amigos e familiares distribuíram no funeral cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio para pessoas que estivessem enfrentando o mesmo desespero de Mike, e a mensagem foi se espalhando mundo afora.

O carro era um Mustang 68, restaurado e pintado de amarelo pelo próprio Mike. Os pais de Mike, Dale Emme e Darlene Emme, iniciaram a campanha do programa de prevenção do suicídio "fita amarela", ou "yellow ribbon", em inglês.

Dados sobre o suicídio no Brasil

No Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e sua ocorrência tem aumentado muito entre jovens. De acordo com números oficiais, 32 brasileiros tiram a própria vida por dia em média, causando mais mortes que a AIDS e a maioria dos tipos de câncer.

De acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2014, o Brasil está em oitavo dentre os países com maior número de suicídios, atrás de Índia, China, Estados Unidos, Rússia, Japão, Coreia do Sul e Paquistão.

Alguns mitos sobre o suicídio

As pessoas, que, ameaçam se matar, estão apenas querendo chamar a atenção:

Falso, pois a pessoa pode sim estar passando por um período difícil de sua vida e estar solicitando ajuda. Toda e qualquer ameaça a de suicídio deve ser levada a sério.

O suicídio acontece sem aviso:

Falso, apesar de muitos pensarem ser um ato impulsivo, isso nem sempre é verdade. Muitas pessoas pensam em suicídio constantemente. Além disso, muitos suicidas comunicam seu sofrimento diariamente a outras pessoas.

O suicídio só acontece com os outros:

Falso, o suicídio pode ocorrer com quaisquer pessoas que estejam em um alto grau de sofrimento. Aqui vale lembrar que o sofrimento independe de dinheiro, classe social, etc…

Uma pessoa que tentou cometer suicídio uma vez, não voltará a tentar:

Falso, na verdade, as tentativas de suicídio são um indicador de que o suicídio pode realmente ocorrer.

Unidades federativas por taxa de suicídios (por 100 mil hab.) (dados de 2013)

O Rio Grande do Sul tinha a maior taxa, com 10,2 suicídios por cem mil habitantes:

1º Rio Grande do Sul - 10,18

2º Mato Grosso do Sul - 8,66

3º Santa Catarina - 8,58

4º Piauí - 7,19

5º Roraima - 6,76

6º Ceará - 6,68

[...]

25º Pará - 2,79

26º Bahia - 2,78

27º Rio de Janeiro 1,36

Fonte: CampoErê.Com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024