Tecnologia - 21 de Janeiro de 2023 - 10h18

​Bombeiros da região são informados de abalos sísmicos

Na noite desta sexta feira 20, a central de emergência do corpo de bombeiros de Chapecó que atende chamados da região oeste, através do 193, foi informada de possíveis tremores de terras, sentidos em alguns bairros de Chapecó.

Na busca de possíveis registros o Centro de Sismologia opera parte da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e mantém um sistema de detecção automática e divulgação de terremotos em tempo real, apresentou um modelo de um tremor ocorrido na região Santiago Del Estero Província, Argentina.

Saiba mais

A lista e o mapa dos últimos terremotos são atualizados continuamente, são disponibilizados em tempo real pelo centro.

O Monitor Sísmico, que mostra a atividade sísmica da última semana dando destaque para o último evento significativo na região da América Latina (terremotos ocorridos com Magnitude ≥ 4.5 nos últimos 7 dias) e do mundo (com Magnitude ≥ 7.5 nos últimos 2 dias).

Todo terremoto detectado tem seu modo de localização inicialmente marcado como automático. A medida em que os eventos são revisados por um sismólogo, passam para o modo manual. Esta informação está disponível tanto nas listas, quanto no mapa e no monitor.

Caso você esteja realizando uma pesquisa ou trabalho de engenharia e precise de uma lista de terremotos para evaluação de risco sísmico, que possa ser referenciada, sugerimos utilizar a última versão do Boletim Sísmico Brasileiro (BSB), que é uma lista com informações de diferentes instituições Brasileiras de sismologia, consolidada pelo Centro de Sismologia da USP. Note que o BSB está sempre defasado de 2 a 3 anos (tempo necessário para se revisar e consolidar as informações conhecidas).

Últimos terremotos

Atenção: A menos que revisada por um geofísico, as localizações dos terremotos aqui apresentadas podem conter erros significativos ! Mesmo depois de revisadas, soluções apresentadas por diferentes instituições podem apresentar pequenas variações de localização e magnitude.

Profundidade: Os valores de 0km indicam que se trata de um sismo raso (ocorrido possivelmente entre 0 e 10km), entretanto não há dados suficientes para estimar uma profundidade precisa.

2023-01-20 22:09:38 UTC -63.12 -26.74 595.4 M 6.8 mB Santiago Del Estero Prov., Argentina

Siga o portal pelas redes sociais

Seja você um repórter do portal mande sua informação pelo Whats 49 9 91 040458

Twitter @campoeresc

Instagram: https://www.instagram.com/portalcampoere/

Telegram: https://t.me/CampoEreCom

No Facebook https://www.facebook.com/portalcampoere/

WhatsApp

Grupo 1 - https://chat.whatsapp.com/CJPyJezuKVf8QMKqIOWj9e

Grupo 2 - https://chat.whatsapp.com/FlgYJk99SJ62uUSW6plc69

Fonte: CampoErê.Com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024