Economia - 04 de Janeiro de 2023 - 07h31

​Projeto Mudar alcança 9 mil mudas plantadas em 2022

Iniciativa foi lançada pelo Sicoob MaxiCrédito em comemoração ao aniversário de 37 anos. Meta é alcançar 40 mil árvores plantadas até 2024, ano em que a Cooperativa completará 40 anos

O Projeto Mudar lançado em 2021 pelo Sicoob MaxiCrédito encerrará 2022 com a marca de 9 mil mudas de árvores plantadas. A ação, lançada em comemoração ao aniversário de 37 anos da Cooperativa, realizou mais de 70 ações em espaços públicos e escolas nas regiões onde o Sicoob MaxiCrédito atua.

A iniciativa tem como objetivo conscientizar e incentivar a preservação ambiental, e com as ações de plantio busca melhorar espaços de uso comum da comunidade, ou ainda que tenham impacto no processo de educação e formação de crianças e jovens, por meio do incentivo ao cuidado com o meio ambiente e consciência sobre a natureza.

“É mais um legado que a cooperativa quer deixar para a sociedade. Não apenas plantar por plantar. Mas apoiando iniciativas que tenham atrelado a elas a educação ambiental e gerem impactos positivos para a comunidade, seja desfrutando de um espaço arborizado e agradável, também na preservação de nascentes e áreas degradadas, afinal, cuidar do presente é cuidar também do nosso futuro”, destaca o superintendente administrativo do Sicoob MaxiCrédito, Fernando Rebelatto.

O projeto ainda está alinhado ao propósito da cooperativa, de conectar pessoas para transformar vidas e promover prosperidade. “É esse vínculo com as comunidades onde estamos presentes que queremos reforçar com nossas ações. E o Projeto Mudar vem de encontro a isso, porque através dele estamos ainda mais perto de escolas, de entidades de preservação ambiental e dos municípios, deixando nossa marca mais presente e um legado positivo para o futuro”, diz a diretora de Operações e Desenvolvimento da MaxiCrédito, Adriana Spolti Grigol.

Impacto para gerações

Uma das ações que contou com o apoio do Projeto Mudar foi a criação de uma Trilha Ecológica dos Sabores, desenvolvido pela Escola Básica Municipal Sede Figueira, em Chapecó/SC, onde foram plantadas variadas espécies de plantas frutíferas.

A diretora da escola, Elizane Severo, lembra que muitas das árvores que hoje circundam a escola foram plantadas pelos pais e avós dos estudantes. E que esta ação, envolvendo as crianças, busca criar uma relação de responsabilidade e memórias afetivas com a criação do espaço. “O plantio dessas árvores vai ajudar a construir pedagogicamente a vida das crianças. Agora eles plantam, amanhã vão cuidar, ver elas crescerem, produzirem e assim vai se desenvolvendo a história dentro da vida deles e também da instituição”, pontuou a professora. A elaboração e execução do projeto da Trilha dos Sabores contou com o apoio do engenheiro agrônomo Hélio Prestes.

Um ambiente mais bonito e sustentável

Em Timbó/SC, a Cooperativa fez uma parceria com o município, através do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), para o plantio de 1,5 mil mudas. As primeiras 500 árvores sendo entregues em 2022 e as demais programadas para serem plantadas em 2023 e 2024, direcionadas ao plantio em parques, praças e vias públicas.

Legado para o futuro

Outra ação do Mudar foi na cidade de Três Coroas/RS, onde em parceria com o grupo de escoteiros cerca de 130 mudas foram plantadas na sede do grupo de escoteiros, onde está sendo constituído um bosque.

Já na cidade de Portão, também no RS, as mudas foram destinadas para revitalização da praça da cidade, que beneficiará toda comunidade que desfruta do espaço para atividades esportivas e de lazer.

Projeção para os próximos anos

De acordo com a gerente de Projetos Sociais do Sicoob MaxiCrédito, Raquiela Massaia Colete, este primeiro ano de foi bastante positivo, com o reconhecimento da comunidade sobre as ações. “Além de somente o plantio das mudas, nas escolas onde levamos o Mudar ele também contribui com o desenvolvimento das crianças e jovens, com o senso de responsabilidade pelo cuidado das plantas, acompanhando o desenvolvimento dela e se beneficiando dos frutos que elas gerarão”, disse.

Para 2023, a expectativa é superar o número de mudas plantadas neste primeiro ano do Projeto, e chegar a 2024 atingindo a meta de 40 mil árvores entregues. O número faz referência ao aniversário de 40 anos da cooperativa, que será completado naquele ano.

Quer saber mais?

Para conhecer mais sobre o projeto ou fazer parcerias para as ações de plantio, é só entrar em contato com a equipe de Projetos Sociais do Sicoob MaxiCrédito através do e-mail projetos.sociais@maxicredito.coop.br.

Fonte: Ass. Sicoob Maxi Crédito

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024