Variedades - 19 de Novembro de 2022 - 09h25

​Hoje é o Dia da Bandeira do Brasil

A Bandeira do Brasil é composta por um retângulo verde, um losango amarelo, um círculo azul, 27 estrelas brancas e uma faixa branca com a inscrição "Ordem e Progresso", com as letras em verde.

Significado das cores da Bandeira do Brasil

As cores da bandeira do Brasil são oficialmente quatro: verde, amarelo, azul e branco, e têm os seguintes significados ou representações:

Verde - representa a vegetação brasileira;

Amarelo - representa o ouro e as riquezas;

Azul - representa o céu e os rios brasileiros;

Branco - representa o desejo pela paz.

A bandeira atual mantém as cores verde e amarela da bandeira imperial, mas com significados diferentes.

O verde representava a Casa de Bragança, da qual Dom Pedro I pertencia, enquanto o amarelo representava a Casa de Habsburgo, da qual pertencia a Imperatriz D. Maria Leopoldina - esposa de Dom Pedro I.

Significado das estrelas na Bandeira

A Bandeira do Brasil contém 27 estrelas, as quais representam cada um dos estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal.

Sempre que forem acrescentados ou excluídos estados, as estrelas da Bandeira do Brasil devem refletir essa alteração, conforme o disposto na Lei nº 8.421, de 11 de maio de 1992. Por esse motivo, a bandeira passou a ter 27 estrelas.


Formas geométricas na Bandeira do Brasil

A bandeira nacional é formada por um retângulo verde e sobre ele estão as seguintes formas geométricas:

Losango: representa as mulheres que lutaram pela independência do Brasil. É uma forma de homenagear a Imperatriz D. Maria Leopoldina, que teve um papel importante na independência do País;

Círculo: representa uma esfera armilar manuelina. A esfera armilar é um instrumento utilizado na navegação e recorda o Descobrimento do Brasil, em que o rei de Portugal era D. Manuel I;

Faixa: dentre as várias interpretações, a faixa pode representar a luz solar ou o rio Amazonas.

Lema positivista da Bandeira do Brasil

O céu da bandeira é "cortado" por uma faixa branca ascendente com a inscrição "Ordem e Progresso" em verde.

Estas palavras fazem parte de uma frase maior: o amor por princípio, a ordem por base, e o progresso por fim. A autoria é do fundador do Positivismo, Auguste Comte, cujas ideias influenciaram na criação da República.

Críticas não foram poupadas à escolha destas palavras e várias mudanças foram propostas, sem sucesso. Entre as mais significativas estava a do senador Antônio Coelho Rodrigues (1846-1912), em 1896, sugerindo trocar a inscrição pela divisa "Lei e Liberdade".

História da Bandeira do Brasil

O modelo atual da bandeira do Brasil é utilizado desde 19 de novembro de 1889, tendo sido modificado pela última vez em 1992, para dar cumprimento à Lei nº 8.421, de 11 de maio de 1992.

Segundo a Lei, cada uma das estrelas da bandeira deve representar os estados brasileiros, por isso, como em 1889 havia apenas 21 Estados, em 1992 foram acrescentadas 6 estrelas para representar os 26 estados e um Distrito Federal.

A bandeira foi idealizada por Raimundo Teixeira Mendes (1855-1927) e Miguel Lemos (1854-1917), com orientação do astrônomo do Imperial Observatório do Rio de Janeiro, Manuel Pereira Reis (1837-1922). O desenho foi inspirado na bandeira imperial.

Cerca de dez bandeiras representaram o Brasil desde que o território era colônia, passando pela elevação a Reino Unido e após a independência. Aqui, destacaremos duas delas.

Bandeira Imperial do Brasil

A primeira bandeira do Brasil independente foi criada pelo pintor francês Jean-Baptiste Debret (1768-1848). Neste momento, Debret trabalhava na corte imperial.

Na bandeira imperial, o verde representava o brasão da família Bragança, à qual pertencia Dom Pedro I. O amarelo representava a dinastia Habsburgo - que governava a Áustria - terra natal da esposa de Dom Pedro I, a Imperatriz D. Maria Leopoldina.

Além da dinastia Habsburgo, o amarelo também remete ao ouro e ao Sol.

Bandeira do Brasil depois da Proclamação da República

Depois do golpe republicano, em 15 de novembro de 1889, a bandeira imperial foi substituída por uma cópia da bandeira dos Estados Unidos nas cores verde e amarelo.

Siga o portal pelas redes sociais

Seja você um repórter do portal mande sua informação pelo Whats 49 9 91 040458

Twitter @campoeresc

Instagram: https://www.instagram.com/portalcampoere/

Telegram: https://t.me/CampoEreCom

No Facebook https://www.facebook.com/portalcampoere/

WhatsApp

Grupo 1 - https://chat.whatsapp.com/CJPyJezuKVf8QMKqIOWj9e

Grupo 2 - https://chat.whatsapp.com/FlgYJk99SJ62uUSW6plc69

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024