Campo Erê / Educação - 15 de Novembro de 2022 - 12h26

​Propriedade livre de brucelose e tuberculose recebe visita de alunos do Cedup

Na ultima semana, alunos do 3º ano do curso de Técnico em Agropecuária, do Centro de Educação Profissional de Campo Erê (Cedup), visitaram, a propriedade Agropecuária ZF Lunardi, localizada no município, ela que se destaca como uma das maiores propriedades em produção de leite em Santa Catarina.

A visita/aula faz parte da programação curricular dos alunos e do projeto Sanitarista Acadêmico da Cidasc.

O Sanitarista Acadêmico é um programa inovador que tem como objetivo conectar a defesa agropecuária com as organizações de ensino técnico e superior a fim de demonstrar a importância e o potencial da saúde animal, sanidade vegetal, e segurança dos alimentos para a sociedade.

Durante a visita, as turmas do 3º ano puderam vivenciar vários aspectos práticos estudados em sala de aula e também conhecer o trabalho desenvolvido na propriedade pelo médico veterinário Lucas Dal Piva Lunardi, filho do proprietário e pela zootecnista Roberta Janovsky, para garantir o status sanitário do plantel de bovinocultura de leite.

De acordo com o médico veterinário Milton Kasper, a propriedade além de se destacar pelo volume de produção de leite, também é certificada como propriedade livre de brucelose e tuberculose. “O certificado de propriedade livre de brucelose e tuberculose vem coroar o trabalho árduo da família. Ao adquirir a certificação, o produtor garante a sua saúde, a da sua família e também a do consumidor, que tem a garantia de que está adquirindo um produto que foi feito seguindo as boas práticas agropecuárias e as medidas sanitárias adequadas”, destaca Kasper.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento- MAPA, desenvolve há alguns anos o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal, cuja implementação em Santa Catarina é feita pela Cidasc. Mais do que uma questão de sanidade animal, o controle destas doenças é uma medida de saúde pública, pois atingem os rebanhos e podem ser transmitidas também para pessoas.

Ao conquistar o certificado, o produtor pode ter ganhos econômicos, pois alguns laticínios remuneram melhor o leite destas propriedades. Também há maior facilidade para o trânsito dos animais e vantagem na hora de comercializar animais, pois o comprador não precisa realizar imediatamente a testagem contra brucelose e tuberculose.

Para certificar a sua propriedade, o produtor deve entrar em contato com o escritório da Cidasc de seu município juntamente de um médico veterinário habilitado. Através da Cidasc, é possível ter acesso a uma lista dos nomes e contatos de médicos veterinários habilitados para auxiliar o produtor rural. Ele deve então preencher um requerimento para que uma vistoria oficial possa ser realizada por um médico veterinário oficial da companhia, que emite seu parecer sobre o início do processo de certificação.

O rebanho, que deve estar brincado, passa por dois exames de diagnóstico, realizados com 6 a 12 meses de intervalo até que dois resultados negativos consecutivos sejam obtidos. A renovação da certificação deve ser feita anualmente, com os exames realizados antes da data de vencimento do certificado.

A Cidasc monitora também as propriedades que não optaram pela certificação, cujo rebanho também é testado, porém num intervalo de tempo um pouco maior, de até 36 meses, de acordo com a legislação vigente.

Siga o portal pelas redes sociais

Seja você um repórter do portal mande sua informação pelo Whats 49 9 91 040458

Twitter @campoeresc

Instagram: https://www.instagram.com/portalcampoere/

Telegram: https://t.me/CampoEreCom

No Facebook https://www.facebook.com/portalcampoere/

WhatsApp

Grupo 1 - https://chat.whatsapp.com/CJPyJezuKVf8QMKqIOWj9e

Grupo 2 - https://chat.whatsapp.com/FlgYJk99SJ62uUSW6plc69

Fonte: Cidasc

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024