​Policia apreende arsenal de armas e munições em Serra Alta e Bom Jesus

Uma ação desencadeada pela policia civil da comarca de Modelo, que faz parte da operação DIFRON SEGURA e que contou com o apoio de policiais civis de Maravilha e Pinhalzinho, cumpriram mandados de busca e apreensões, aprendeu nas cidades de Bom Jesus do Oeste e Serra alta um arsenal de 11 armas de fogo, centenas de munições entre outros apetrechos, alem de R$ 125 mil em espécie.

Entre as armas apreendidas estão três revólveres, dois deles .357 Magnum e um calibre .454 Casull, três pistolas, uma 9 mm Luger modificada e com equipamento de mira holográfica, uma Glock calibre 10 mm e uma calibre .45 ACP, uma carabina/fuzil 5.56 NATO, um)fuzil de precisão calibre .308 Winchester com luneta de longo alcance, duas espingardas calibre 12 Gauge, uma carabina 22 LR, bem como acessórios como lunetas, mira holográfica, carregadores, centenas de munições, vários quilos de insumos, apetrechos, supressor de ruídos e máquinas de recarga.

Em Serra Alta foi encontrado com um dos investigados a quantia de R$ 125 mil em dinheiro de origem não esclarecida, possivelmente relacionada aos crimes sob investigação.

A investigação feita pela policia civil de Bom Jesus do Oeste, revelou um esquema de fabricação de armas de fogo e comércio irregular de munições recarregadas, parte das quais estavam sendo utilizadas em atividades de caça de animais silvestres na região.

Segundo apurado, uma tornearia mecânica localizada em Bom Jesus do Oeste, era o local de fabricação e montagem de armas de fogo artesanais.

Neste local, no mês de fevereiro, a Polícia Civil já havia realizado busca e apreensão e encontrado diversos apetrechos, acessórios de armas de fogo, partes de armas de fogo e até mesmo uma espingarda calibre 12 Gauge “artesanal” já quase completamente montada o que resultou no dia de hoje na do torneiro mecânico.

Um segundo individuo, que é CAC (caçador, atirador e colecionador) com registro no SIGMA, agia como uma espécie de mentor da associação, valendo-se de seu grande conhecimento sobre armas de fogo e facilidade na aquisição de peças, apetrechos e insumos para a fabricação, montagem e recarga de munições em desacordo com autorização legal.

Apesar da condição de CAC, não é permitida a recarga para comercialização pelos atiradores fora de clubes, conduta que pode configurar crime de comércio ilegal de munições.

O trabalho policial também conseguiu demonstrar que o investigado cedeu por diversas vezes as armas de fogo de seu acervo para pessoas que não possuem autorização legal para possuir ou portar armas de fogo, inclusive para uma criança de apenas 7 anos de idade, que foi identificada na posse de uma espingarda calibre 12 Gauge, pertencente ao investigado preso.

Não bastasse, também ficou comprovado que esse investigado estava se valendo de sua condição de CAC para portar livremente armas de fogo em via pública e recintos particulares, incorrendo na prática do crime de porte ilegal de arma de fogo.

Neste ponto, cabe lembrar que os CACs podem portar uma única arma de fogo de porte municiada exclusivamente durante trajetos entre sua residência e clubes de tiro ou locais de caça.

Entretanto, tem se verificado que algumas pessoas têm se valido desse pretexto para carregar armas de fogo consigo em tempo integral, o que não é permitido pela norma.

Além dos crimes acima referidos, ainda está sendo apurada no inquérito policial a possível prática dos crimes de usura, extorsão, participação em peculato desvio, bem como a identificação de outras pessoas a quem um dos investigados presos cedeu armas de fogo.

Informações ainda sob investigação dão conta do possível envolvimento dos investigados nos atos antidemocráticos e participação no bloqueio ilegal de rodovias na região oeste.

Cabe lembrar que o presente caso começou a ser investigado em virtude da suspeita de que um dos investigados estaria matando cachorros, pertencentes a vizinhos com disparos de armas de fogo e de pressão, crime pelo qual, inclusive, já havia sido indiciado em inquérito policial anterior. Desde então, o trabalho policial evoluiu exponencialmente.

Ambos os presos, um de 34 e outro de 39 anos, foram encaminhados à unidade prisional de Maravilha, onde estão a disposição da justiça.

Siga o portal pelas redes sociais

Seja você um repórter do portal mande sua informação pelo Whats 49 9 91 040458

Twitter @campoeresc

Instagram: https://www.instagram.com/portalcampoere/

Telegram: https://t.me/CampoEreCom

No Facebook https://www.facebook.com/portalcampoere/

WhatsApp

Grupo 1 - https://chat.whatsapp.com/CJPyJezuKVf8QMKqIOWj9e

Grupo 2 - https://chat.whatsapp.com/FlgYJk99SJ62uUSW6plc69

Fonte: CampoErê.Com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024