Campo Erê / Entidades - 24 de Agosto de 2022 - 07h53

​Programa Gente Catarina apresenta metodologia DEL de desenvolvimento para Campo Erê e região

Os municípios de Anchieta, Campo Erê, Romelândia, Santa Terezinha do Progresso e Saltinho são as cidades que terão ações do Gente Catarina no Oeste

O Programa Gente Catarina e a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) promovem na terça-feira, 30 de agosto, em Chapecó, a capacitação para a metodologia DEL – de fomento das ações para elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no território abrangido pelo programa, na região. As associações empresariais de Anchieta e Campo Erê apoiam a iniciativa e a execução do programa na região. O papel da Facisc será implementar a Agenda de Desenvolvimento territorial nos municípios.

O encontro vai contar com a participação dos atores envolvidos na construção da agenda mútua para a potencialização das ações do programa e do desenvolvimento nos territórios dos 61 municípios-alvos do Gente Catarina.

“As ações vão valorizar ainda mais esta região que é extremamente importante para o estado. Nós já percebemos que o trabalho nas áreas da saúde e da educação vem avançando bem e com a parceria da Facisc vamos potencializar os resultados”, destaca Frederick Rambusch, da coordenação do programa.

Gente Catarina

O programa integra diferentes secretarias e órgãos do executivo estadual para trabalhar de forma articulada e integrada no desenvolvimento de estratégias inovadoras de agregação, geração e transformação da riqueza nos territórios formados por 61 municípios. O objetivo principal é melhorar a vida das pessoas, por meio da elevação do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

Em um primeiro momento, serão atendidos pelo Gente Catarina no Oeste, os municípios de Anchieta, Campo Erê, Romelândia, Saltinho e Santa Terezinha do Progresso. Mais tarde, outros 11 municípios serão contemplados pelas ações do Programa: Abelardo Luz, Bandeirante, Caxambu do Sul, Coronel Martins, Entre Rios, Ipuaçu, Ouro Verde, Passos Maia, Ponte Serrada, Vargeão e São Bernardino.

A Serra Catarinense foi a primeira região do estado a iniciar as ações do programa, onde também estão consolidados resultados importantes de redução da mortalidade infantil e da evasão escolar.

*Metodologia DEL*

Recentemente, a Facisc passou a atuar no programa Gente Catarina, implementando a metodologia DEL, através de uma parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE).

implementar a Agenda de Desenvolvimento territorial

A metodologia que será utilizada no programa tem como objetivo aumentar a competitividade e a capacidade de transformação dos municípios catarinenses a partir de uma estratégia sustentável e de longo prazo, que fortalece a economia local e melhora a qualidade de vida dos moradores da cidade. “A classe empresarial e atores não governamentais trabalham juntos para melhorar as condições de crescimento econômico e da geração de emprego nos municípios”, explica o presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves.



Siga o portal pelas redes sociais

Seja você um repórter do portal mande sua informação pelo Whats 49 9 91 040458

Twitter @campoeresc

Instagram: https://www.instagram.com/portalcampoere/

Telegram: https://t.me/CampoEreCom

No Facebook https://www.facebook.com/portalcampoere/

WhatsApp

Grupo 1 - https://chat.whatsapp.com/CJPyJezuKVf8QMKqIOWj9e

Grupo 2 - https://chat.whatsapp.com/FlgYJk99SJ62uUSW6plc69

Fonte: CampoErê.Com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024