Variedades - 21 de Junho de 2022 - 09h16

​Você sabia? Hoje é o dia mais curto do ano.

Hoje é o dia mais curto do ano no Hemisfério Sul e com ele o início da estação mais fria do ano.

Hoje, mais precisamente no início da madrugada, às 00h32, o solstício marcou a chegada do inverno, época em que as temperaturas são mais baixas na maioria dos lugares abaixo da Linha do Equador e as noites são mais longas.

O solstício, que ocorre sempre duas vezes ao ano nos meses de junho e dezembro (geralmente nos dias 21 de cada mês), é o fenômeno astronômico em que o sol, no seu movimento aparente no céu, atinge o ponto de maior afastamento em relação ao equador celeste, ocasionando uma diferença na quantidade de luz solar que cada hemisfério recebe.

Porém, não confunda! Não se trata da distância real entre a Terra e o Sol, apenas da posição do Sol no céu!

No caso do solstício de inverno do Hemisfério Sul, o Sol atinge o ponto mais ao norte em relação ao equador celeste, indicando que o Hemisfério Norte recebe maior quantidade de luz solar; o que ocorre de fato, porque o início de inverno em um hemisfério é também o início de verão no outro, oposto, e vice-versa. Então, se você está acima da Linha do Equador, o verão está começando hoje e os dias para você serão mais longos e quentes!

Não apenas os solstícios, mas também os equinócios (que marcam os inícios das estações da primavera e outono) ocorrem devido a uma combinação do movimento da Terra em relação ao Sol e da inclinação do seu eixo em relação ao plano orbital, de 23,5 graus.

À medida que a Terra percorre sua trajetória orbital ao redor do Sol, a incidência da luz solar em cada hemisfério varia de acordo com sua posição, e é por isso que ocorrem as diferentes estações no ano. Nos equinócios, os dois hemisférios da Terra recebem aproximadamente a mesma quantidade de luz solar e, nos solstícios, a diferença entre eles será máxima.

Siga o portal pelas redes sociais

Seja você um repórter do portal mande sua informação pelo Whats 49 9 91 040458

Twitter @campoeresc

Instagram: https://www.instagram.com/portalcampoere/

Telegram: https://t.me/CampoEreCom

No Facebook https://www.facebook.com/portalcampoere/

WhatsApp

Grupo 1 - https://chat.whatsapp.com/CJPyJezuKVf8QMKqIOWj9e

Grupo 2 - https://chat.whatsapp.com/FlgYJk99SJ62uUSW6plc69

Fonte: TecTudo

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2022