Agricultura - 01 de Maio de 2022 - 09h18

​Primeiras cultivares de soja com tecnologia Xtend chegam ao mercado

São tolerantes aos herbicidas glifosato e dicamba e, em testes de campo, tiveram potencial produtivo de cinco mil quilos por hectare

A Embrapa, em parceria com a Fundação Meridional, está lançando as primeiras cultivares de soja com a tecnologia Xtend® (XTD). Por serem tolerantes aos herbicidas glifosato e dicamba, as cultivares BRS 2553XTD e BRS 2558XTD são opções de refúgio para a tecnologia Intacta 2Xtend® (I2X); e esta, além da tolerância aos herbicidas, agrega a resistência às principais lagartas da soja. A Embrapa considera o uso das cultivares Xtend® uma medida preventiva para evitar a resistência das lagartas às cultivares Intacta 2Xtend® e, assim, prolongar a vida útil dessa tecnologia.

Conheça as cultivares

A BRS 2553XTD é uma cultivar que poderá ser usada nas áreas de refúgio para cultivares com a tecnologia I2X. Possui alta performance produtiva, associada à precocidade (grupo de maturidade 5.3). “É a cultivar mais precoce do portifólio da Embrapa e, como associa precocidade com boa ramificação, é capaz de produzir mais vagens garantindo excelente produtividade. A arquitetura das plantas também é um ponto alto porque favorece a aplicação e penetração de produtos químicos”, diz o pesquisador Carlos Lásaro Pereira de Melo.

Soja Embrapa Xtend

Ela é indicada para a região (REC 102) do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, especialmente com altitude superior a 700 metros. “Nestas regiões seu potencial produtivo é incrementado, podendo ser superior aos cinco mil quilos por hectare (83,3 sacas), o que supera os diferentes padrões de mercado com que foi comparada”, ressalta.

Outra característica relevante da BRS 2553XTD é a resistência à podridão radicular de Phytophthora, doença causada por um patógeno de solo que vem trazendo elevados prejuízos econômicos para as lavouras infectadas. É também resistente ao cancro da haste, à mancha olho de rã e ao mosaico comum da soja, moderadamente resistente ao oídio e tolerante ao vírus da necrose da haste.

Já a BRS 2558XTD também poderá ser usada nas áreas de refúgio para cultivares com a tecnologia I2X. A cultivar é precoce (grupo de maturidade 5.8), indicada inicialmente para uma região (REC 103) dos estados do Rio Grande do Sul e Paraná. Devido ao ciclo da cultivar, este lançamento é indicado para aqueles que querem fazer antecipação da semeadura, porque pode ser semeada a partir de setembro, logo após o vazio sanitário. “É uma ótima opção de cultivar precoce, por estar adaptada à antecipação de semeadura, permitindo encaixe em sistemas de sucessão/rotação de culturas, como feijão ou milho safrinha”, destaca Melo.

Segundo o pesquisador, outro ponto alto da cultivar é o excelente potencial produtivo, associado à ótima capacidade de ramificação das plantas, superando em produtividade as cultivares mais produtivas e plantadas do mercado, na região indicada. “Nos testes de avaliação, a BRS 2558XTD apresentou potencial médio acima de 5 mil quilos por hectare, o que é bastante relevante quando comparado com outras cultivares”, ressalta.

De acordo com ele, a cultivar destaca-se pela boa sanidade, especialmente a resistência à podridão radicular de Phytophthora. “Essa característica agrega maior estabilidade, caso a doença se manifeste, porque as plantas não são afetadas, ao contrário das cultivares suscetíveis”, afirma. É resistente ainda ao cancro da haste, ao mosaico comum da soja e moderadamente resistente à mancha olho de rã.

A BRS 2558XTD tem teor médio de proteína em torno de 40%, enquanto a média nacional é de 36%. Portanto, traz ganho bem expressivo para a agroindústria produtora de ração animal.

Outras cultivares estão por vir

O gerente executivo da Fundação Meridional, Ralf Udo Dengler, destaca que ao longo de 22 anos de parceria com a Embrapa, foi desenvolvido pela entidade um grande portfólio de cultivares nas diferentes plataformas de melhoramento genético de soja.

“As cultivares com tecnologia Xtend®, BRS 2553XTD e BRS 2558XTD, já estão com campos inscritos na safra 21/22 e deveremos ampliar a oferta para a próxima safra, quando também deveremos lançar outras cultivares XTD, bem como as primeiras cultivares com tecnologia Intacta 2 Xtend®”, destaca.

Proteção ampliada contra lagartas

A soja Intacta 2 Xtend® reúne três proteínas (Cry1A.105, Cry2Ab2 e Cry1Ac), o que proporciona proteção contra seis espécies de lagartas que incidem na cultura da soja: Helicoverpa armigera, Spodoptera cosmioides, lagarta falsa medideira (Chrysodeixis includens), lagarta da soja (Anticarsia gemmatalis), lagarta das maças (Chloridea virescens) e broca das axilas (Crocidosema aporema).

lagarta soja

“A piramidação de três proteínas nesta tecnologia reduz a probabilidade de quebra da resistência”, explica o pesquisador da Embrapa Soja, Daniel Sosa Gomez. “Porém, um aspecto fundamental para evitar a seleção de populações de lagartas resistentes nas lavouras com esta tecnologia é o plantio de áreas de refúgio estruturado”, completa.

A recomendação atual de refúgio para a cultura da soja é, no mínimo, 20% da área com tecnologia diferente da Intacta 2Xtend®. Segundo o pesquisador, esta é uma medida preventiva que consiste no plantio de parte da lavoura com a tecnologia Xtend® – ou outras opções de soja não-Bt (sem a toxina Bacillus thuringiensis) – a uma distância máxima de 800 metros de lavouras com a tecnologia Intacta 2Xtend®.

“A adoção da área de refúgio possibilita o acasalamento aleatório de mariposas oriundas das áreas com a tecnologia Intacta 2 Xtend® e das áreas de refúgio, favorecendo a manutenção de populações suscetíveis e retardando a seleção de populações resistentes”, diz.

A Embrapa defende ainda que o manejo de pragas nas lavouras com a tecnologia Intacta 2 Xtend® siga as mesmas premissas do Manejo Integrado de Pragas (MIP), como o monitoramento e o controle no momento em que as pragas atingem o nível de ação, além de priorizar o uso de inseticidas mais seletivos.

Manejo de plantas daninhas e aplicação do dicamba

As cultivares de soja com tecnologia Intacta 2 Xtend® e tecnologia Xtend® são tolerantes aos herbicidas glifosato e dicamba, cuja molécula apresenta eficiência no manejo de plantas daninhas de folhas largas, como a buva, o caruru, a corda-de-viola, o picão-preto, dentre outras. “A associação do dicamba ao glifosato é mais uma alternativa disponível no mercado para a solução de problemas com as plantas infestantes, porém, é preciso usar corretamente os produtos”, ressalta o pesquisador da Embrapa Soja, Dionísio Gazziero.

“O dicamba é um herbicida recomendado para aplicação no pré-plantio da soja. É fundamental que sejam seguidas as informações contidas na bula, pois o uso em desacordo com as orientações técnicas pode ocasionar injúrias em culturas não-alvo da aplicação do herbicida”, conclui.

Na avaliação do pesquisador, o agricultor deve estar atento quanto ao aparecimento ou disseminação de plantas daninhas resistentes. Além disso, lembra que a integração entre práticas de manejo envolve não só o controle químico, mas também a rotação dos mecanismos de ação dos herbicidas, a rotação de culturas – pelo menos na entressafra da soja – o uso de espécies para produzir uma boa palhada, a limpeza de máquinas e implementos agrícolas, o uso de sementes de qualidade e livres de infestantes resistentes para evitar a reprodução dessas espécies.

Fonte: Canal Rural

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024