Campo Erê / Animais - 16 de Abril de 2022 - 08h22

​CIDASC continua no controle dos morcegos hematófagos no interior de Campo Erê

Foto: campoere.com

A CIDASC - Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina, continua no controle dos morcegos Desmodus Rotundus, os hematófagos que pode transmitir a raiva, no interior do municipio de Campo Erê.

A pouco mais de um ano os ataques constatados foram na região da linha Caldato e Agroisa, e agora o controle se concentra nas comunidades do interior de Campo Erê, com o município de Santa Terezinha do Progresso, Romelândia e também Anchieta.

Segundo o médico veterinário Milton Kasper, o Programa de Controle da Raiva em Herbívoros – PCRH em Santa Catarina tem como objetivo atingir a excelência no controle da raiva, protegendo os rebanhos suscetíveis à doença, mediante vacinação, controle dos transmissores (morcegos hematófagos da espécie Desmodus rotundus) e do trânsito de animais, desenvolvendo um sistema eficaz de vigilância epidemiológica e estimulando a participação comunitária na defesa sanitária animal, diminuindo riscos à produção pecuária e preservando a saúde pública.

Kasper cita que os habitar desses morcegos são casas desabitadas, cavernas e grutas, onde são os ambientes propícios para protegê-los contra predadores e adversidades climáticas, além de propiciar locais para acasalamento, criação de filhotes e digestão alimentar.

Os morcegos hematófagos são os principais hospedeiros do vírus da raiva por via aérea na América do Sul, portanto, mantenha sempre distância de morcegos mesmo que estejam imóveis e aparentemente mortos. O morcego hematófago da espécie Desmodus rotundus é o maior responsável pela transmissão da doença entre herbívoros.

Siga o portal pelas redes sociais

Seja você um repórter do portal mande sua informação pelo Whats 49 9 91 040458

Twitter @campoeresc

Telegram: https://t.me/CampoEreCom

No Facebook https://www.facebook.com/portalcampoere/

WhatsApp

Grupo 1 - https://chat.whatsapp.com/CJPyJezuKVf8QMKqIOWj9e

Grupo 2 - https://chat.whatsapp.com/FlgYJk99SJ62uUSW6plc69

Fonte: CampoErê.Com

Galeria

  • Foto: campoere.com

    Foto: campoere.com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024