Fiscalização - 31 de Março de 2022 - 18h00

​Pinhão começa amanhã a colheita e comercialização

Foto: campoere.com

Mesmo algumas variedades não estarem completamente maduras a safra da colheita e comercialização do pinhão safra 2021/22, tem norma do IBAMA, para a colheita e comercialização a partir desta sexta-feira, dia 1º de Abril.

Em 2011 a colheita do pinhão só era permitida a partir do dia 15 de abril, conforme norma do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). A regra havia sido estabelecida em 1976 com o objetivo de preservar a espécie e garantir parte da produção para os animais silvestres. Mas devido à mobilização dos produtores catarinenses, já que em muitos lugares o pinhão amadurece até um mês antes, o prazo foi antecipado para 1º de abril por uma lei estadual.

Não existe dados oficiais sobre a produção, mas há grande quantidade de famílias que fazem a colheita.

A colheita sem autorização dos proprietários, pode ser considerada invasão e roubo, que no Brasil, a pena prevista para este crime é de reclusão, de quatro a dez anos, e multa (art. 157, caput, do Código Penal).

A produção do pinhão também não tem uma estimativa de produtividade muito menos de qual a quantidade colhida anualmente em Campo Erê. A colheita de forma desordenada muitas vezes faz com que os catadores derrubam até as pinhas que ainda não estão totalmente formadas. Há casos que até as em formação, aquelas que vão estar com a semente pronta no próximo ano são derrubadas das araucárias.

Siga o portal pelas redes sociais

Seja você um repórter do portal mande sua informação pelo Whats 49 9 91 040458

Twitter @campoeresc

Telegram: https://t.me/CampoEreCom

No Facebook https://www.facebook.com/portalcampoere/

WhatsApp

Grupo 1 - https://chat.whatsapp.com/CJPyJezuKVf8QMKqIOWj9e

Grupo 2 - https://chat.whatsapp.com/FlgYJk99SJ62uUSW6plc69

Fonte: CampoErê.Com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024