Campo Erê / Agricultura - 15 de Março de 2022 - 14h32

​Vídeo - Empresário inicia colheita de oliveiras e produção de azeite

O empresário rural de Campo Erê Marcos Roman, iniciou nos últimos dias a colheita e produção de azeite de oliva

Após altos investimentos feitos pelo produtor a mais de 5 anos, 2022 é o ano de maior produção do plantio das mais de 4.300 arvores plantadas em 18 hectares.

A expectativa do empresário é de que a produção deste ano atinja cerca de 1.500 litros de azeite. Para a produção de um litro de azeite, são necessários cerca de 10 quilos de frutos.

Roman explica que na Europa, as plantas levam em media 10 anos para a formação e produção completa, enquanto que no Brasil em 5 anos, as oliveiras já tem boa produção, devido o clima favorável para o plantio e produção das frutas.

Após a colheita realizada por maquinas e concluída manualmente por trabalhadores, as frutas são encaminhadas para o armazém onde são processadas.

A media do processamento dos frutos e de cerca de 4 horas. Assim que chega no armazém os frutos são colocados para que a temperatura fique nas condições de esmagamento e na sequencia passa por peneiras e sistema de ventilação, onde são tiradas as possíveis impurezas que ainda estão misturadas as frutas.

A máquina efetua o esmagamento e só após algumas horas o azeite é retirado quando ele ainda passa por peneiras até chegar ao tanque de decantação.

Amostras do produto pronto são encaminhadas para a Embrapa de Pelotas RS, que possuiu o laboratório credenciado para as análises da qualidade do azeite brasileiro e posteriormente outros órgãos federais farão a analise para a liberação para a comercialização.

Assista no Youtube

Assista no Facebook

Siga o portal pelas redes sociais

Seja você um repórter do portal mande sua informação pelo Whats 49 9 91 040458

Twitter @campoeresc

Telegram: https://t.me/CampoEreCom

No Facebook https://www.facebook.com/portalcampoere/

WhatsApp

Grupo 1 - https://chat.whatsapp.com/CJPyJezuKVf8QMKqIOWj9e

Grupo 2 - https://chat.whatsapp.com/FlgYJk99SJ62uUSW6plc69

Fonte: CampoErê.Com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024