São Bernardino / Animais - 23 de Dezembro de 2020 - 11h22

​Alerta – Macacos mortos são encontrados no interior de São Bernardino

Foto: campoere_1.com

Alerta é de que eles possam ter morrido de febre amarela e unidade de saúde pede que população se vacine.

Nesta terça feira 22, um morador de linha Fatima, interior do município de São Bernardino SC, comunicou a unidade de saúde que encontrou em sua propriedade um filhote de macaco morto.

Informados da situação biólogos de regional de Chapecó, foram até o local onde o animal foi encontrado, tendo nesse período sido encontrado outros dois, macacos estes considerados ainda jovens.

O morador do local, disse que estranhou o sumiço do grupo que frequentemente aparecia na região e quando fazia trabalhos próximo a mata, encontrou um filhote e dia seguinte outros dois, já dentro da mata.

Segundo os biólogos que analisaram os animais e realizaram a coleta para o envio ao Lacem em Florianópolis para apurar as causas da morte, é bem provável que a morte tenha sido provocada pela febre amarela.

A enfermeira da unidade de saúde de São Bernardino, Daniela Ludwig, disse que a situação é preocupante e pede que a população entre em contato com o posto de saúde afim de certificar se a pessoa já foi imunizada pela vacina da febre amarela.

Ela cita que a região de São Bernardino, principalmente nas comunidades de linha Fátima, Erveira, Coxilha Rica e Campo do Bugio, as quais fazem divisa com os municípios de São Lourenço do Oeste e Campo Erê respectivamente, existem grandes quantidades de macacos, identificados pelos biólogos como da espécie Bugio.

A coloração preta dos que foram encontrados mortos, se dá por eles ainda serem filhotes, já na fase adulta os macacos Bugio ficam com a cor marrom.

“É de suma importância que a população que não foi vacinada, ou a que tem dúvida se ainda não tomou a vacina, que o faça o quanto antes. Crianças de 9 meses devem ser vacinadas, tomando a segunda dose aos 4 anos”, disse Daniela.

Em 2008 a região também teve grande incidência de primatas mortos pela febre amarela, depois disso, não foram mais registradas mortes dessa natureza.

Siga o portal pelas redes sociais

Twitter @campoere_1sc

No Facebook https://www.facebook.com/portalcampoere_1/

Devido ao limite de números cadastrado no grupo do WhatsApp, criamos um novo, o qual trará as mesmas informações do grupo 1

Grupo 2 - https://chat.whatsapp.com/FlgYJk99SJ62uUSW6plc69

Agradecemos a todos pelo acompanhamento e confiabilidade das nossas informações!

Fonte: CampoErê.Com

Galeria

  • Foto: campoere_1.com

    Foto: campoere_1.com

  • Foto: campoere_1.com

    Foto: campoere_1.com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024