Campo Erê / Clima - 03 de Dezembro de 2020 - 09h52

​Depois de longa estiagem, chuva volta com boa intensidade na região.

Foto: campoere_1.com

Nas últimas horas, a chuva que estava ausente por um longo período retornou com boa pluviosidade, chegando em Campo Erê, com cerca de 70 milímetros, em praticamente todo o município.

O engenheiro agrônomo, Heibert Sand, que tem um arquivo das chuvas da região a mais de 32 anos, mostra que os meses de setembro, outubro e novembro foram os mais cruéis desde o tempo em que a anotação é feita.

Sand mostra que o inverno já foi bastante seco e a última boa chuva foi registrada no dia 18 de agosto e de lá até ontem foram dias de sofrimento para a grande maioria dos agricultores que tiveram grandes perdas, em especial na cultura do milho e com a falta de agua para os animais e até para o consumo humano.

No mês de Agosto, a média dos últimos 32 anos foi de 141 milímetros, enquanto neste ano choveu apenas 31 milímetros.

Setembro foi pior ainda, 2020 choveu 41 milímetros enquanto a média foi de 309.

Novembro teve uma reação, enquanto a média é de 212, este ano choveu 148, mas em sua maior parte no final do mês entre os dias 27 e 30.

Agricultores do conhecido divisor, (estados de SC e PR), tiveram precipitações um pouco mais consistentes nesse período, o que proporcionou um melhor desenvolvimento nos plantios de milho e soja.

Já nas regiões mais distantes da divisa, vários produtores chegaram a acionar o seguro das lavouras, especialmente na cultura do milho que sofreu desde o plantio até a floração.

Se já não bastasse a estiagem, as aplicações de inseticida também foram prejudicadas. Com a falta de agua as folhas se retraem e a aplicação se torna ineficiente, pois o produto precisa atingir a lagarta do cartucho para ter efeito.

No plantio da soja a germinação ficou um pouco prejudicada, tendo um percentual de queda de 10%, mas segundo o agrônomo, essa perda pode ser compensada com o perfilhamento das plantas.

Com a chuva desta madrugada, algumas fontes já começaram a acumular agua e se a expectativa demais chuva para os próximos se confirmar, as aguas devem voltar ao normal, até o final de Janeiro e Fevereiro do próximo ano, quando os meteorologistas preveem mais uma longa estiagem.

Siga o portal pelas redes sociais

Twitter @campoere_1sc

No Facebook https://www.facebook.com/portalcampoere_1/

Devido ao limite de números cadastrado no grupo do WhatsApp, criamos um novo, o qual trará as mesmas informações do grupo 1

Grupo 2 - https://chat.whatsapp.com/FlgYJk99SJ62uUSW6plc69

Agradecemos a todos pelo acompanhamento e confiabilidade das nossas informações!

Fonte: CampoErê.Com

Galeria

  • Foto: campoere_1.com

    Foto: campoere_1.com

  • Foto: campoere_1.com

    Foto: campoere_1.com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024