Política - 12 de Janeiro de 2017 - 14h01

​TCE-PR aponta inviabilidade de municípios com menos de 5 mil habitantes.

Foto: Divulgação

Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Ivan Bonilha, apresentou nesta quarta-feira, dia 11, um estudo realizado por quatro servidores do TCE-PR, onde relatórios mostram que municípios com população inferior a 5.000 habitantes podem não apresentar condições de oferecer serviços básicos a população como saúde e educação.

No Paraná, há 96 municípios com população inferior a 5.000 habitantes – 24% do total, de 399, na região sudoeste do estado dez municípios encontram se na lista, sendo Bela Vista da Caroba, Bom Jesus do Sul, Bom Sucesso do Sul, Boa Esperança do Iguaçu, Cruzeiro do Iguaçu, Flor da Serra do Sul, Manfrinópolis, Pinhal de São Bento, Salgado Filho e Sulina.

Proposta do TCE-PR

A ideia principal do estudo é fazer com que municípios pequenos se unam, “Existe a possibilidade de fusão e incorporação de municípios, o que seria feito com base em estudos técnicos. O que queremos é oferecer bons serviços ao cidadão como saúde, educação, segurança”, observa o presidente do TCE-PR.

De acordo com Bonilha, a proposta do estudo é criar uma discussão nacional sobre a viabilidade econômica, fiscal e social de municípios muito pequenos. “Essa é uma discussão que toca de perto o cidadão. É preciso reduzir o dinheiro que se gasta com a estrutura do poder público, como vereadores, secretários e a máquina e direcionar esse recurso para a prestação de serviços de qualidade em educação, saúde e segurança“, concluiu Ivan.

A legislação que, atualmente, disciplina a fusão e incorporação de municípios é de competência federal. Segundo Bonilha, seria importante a sua flexibilização, o que permitiria, por exemplo, a mudança da responsabilidade ativa da proposta. Uma opção que se coloca é que a iniciativa parta, por exemplo, dos deputados estaduais. Não há, contudo, um modelo pronto. Este surgiria a partir do debate.

Confira aqui o estudo

Fontes: TCE/PR e IBGE.


Fonte: Portal SJ​

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024