Maravilha / Justiça - 26 de Dezembro de 2016 - 16h48

MP-SC pede demolição de construção na cadeia de Maravilha

Foto: Ederson Abi/O Líder

O Ministério Público ajuizou uma ação civil pública pedindo a destruição de uma estrutura de alvenaria construída dentro da Unidade Prisional Avançada de Maravilha.

A ação é contra o governo de Santa Catarina, responsável pela cadeia administrada pelo departamento de Administração Prisional (DEAP). Na ação, o promotor Guilherme Zattar afirma que a estrutura foi ampliada e a nova construção está em cima de uma Área de Preservação Permanente (APP). O espaço, atualmente, é utilizado para abrigar os presos do regime semiaberto.

Além da demolição da construção, a promotoria pede a recuperação pela degradação e indenização por dano ambiental. A ação foi ajuizada após laudo da Polícia Militar Ambiental, ainda no ano passado, confirmando que o semiaberto está em uma área de preservação, às margens do Rio Iracema. Várias vistorias foram feitas antes do ajuizamento da ação.

Agora, o Ministério Público aguarda uma resposta do governo do Estado, por meio do Departamento de Administração Prisional, que gerencia as unidades em Santa Catarina.

A reportagem do Jornal O Líder entrou em contato por telefone, nesta semana, com o gabinete do diretor do DEAP em Florianópolis. A conversa foi com a assessoria de imprensa do Departamento, que solicitou os questionamentos por e-mail. A reportagem pediu ao DEAP como a construção foi feita, se teve projeto, quem trabalhou na obra, qual valor da estrutura e de onde veio o recurso aplicado na edificação. No entanto, o DEAP ainda não repassou as informações.

Fonte: O Lider

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024