Variedades - 06 de Outubro de 2016 - 16h49

​Rodeio passa a ser atividade de cultura popular

Foto: Jandir Sabedot/www.campoere_1.com

A Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados aprovou, ontem 05, o Projeto de Lei 213/2015 do deputado Giovani Cherini RS, que regulamenta o rodeio como atividade da cultura popular brasileira.

A proposta que ainda segue para analise de outras comissões, foi combatida por mebros da bancada ambientalista. O relatório do deputado Rodrigo Martins PI teve de ser votado nominalmente e recebeu dois votos contrários.

Na pratica a proposta quer preservar a realização de eventos que envolvem animais em atividades como montaria, provas de laço, vaquejada e outras provas típicas de várias regiões do país. Isso porque outro projeto em tramitação no Congresso Nacional pede a proibição total dos rodeios.

Para isso, o Projeto estabelece normas para a infraestrutura dos rodeios, a presença obrigatória de profissionais veterinários para atendimento e cumprimento das regras contra maus tratos, o transporte adequado dos animais, cuidados sanitários até critérios quanto ao uso de utensílios, com laços e esporas. A matéria prevê também advertências e sanções para o descumprimento dessas medidas.

O autor da proposta, destacou a importância cultural e econômica dos rodeios ao redor do Brasil e defendeu o estabelecimento de regras para preservar os animais e os participantes das provas.”Somos a favor do bem estar do animal e não queremos que haja nenhum tipo de proibição dos rodeios. Eles movimentam 30 milhões de pessoas por ano e geram 200 mil empregos” disse Giovani.

O deputado Adilton Sachetti MT, afirmou que durante a campanha política para as eleições municipais, ficou clara a relevância dos rodeios paras as cidades do interior do país. “São a única atividade agregadora de sociedade nesse locais. Concordo que temos que regulamentar, para proteger os animais, mas garantir que o rodeio continue. Haverá cidades que sem rodeio não haverá atividades cultural de grande vulto.

Já para o deputado Ricardo Izar SP, defender os rodeios pela questão cultural mostra falta de evolução da sociedade. “Na Espanha, a tourada era cultural e está sendo abolida, porque a população evolui. Concordo que precisamos regulamentar o rodeio porque, infeslizmente, ele ainda é permitido no Brasil. O ideal seria a inexistência de rodeio”.

Os votos contrários foram dos deputados Daniel Coelho PE e Expedito Netto RO.

Fonte: Canal Rural

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024