Campo Erê / Animais - 05 de Outubro de 2016 - 14h15

​Animal diagnosticado com mormo, pode ter sido sacrificado indevidamente

Foto: www.campoere_1.com

Em Setembro de 2015, uma propriedade rural do município de Campo Erê, foi parcialmente interditada e um cavalo foi sacrificado por ter contraído a doença do mormo, depois de exames laboratoriais feitos pela Cidasc no Brasil.

Exames comprovaram que outro animal estaria com a doença, mas os proprietários entraram na justiça para que não ocorresse o sacrifício, isolando o cavalo e feita coleta de material para exames de contra prova.

Os exames feitos pela Cidasc e Ministério da Agricultura, apontavam a existência da doença, sendo então ordenado o sacrifício, mas por determinação judicial foi necessário aguardar o resultado das contra provas, realizadas em laboratórios no Brasil e nos Estados Unidos, os quais a doença não ficou comprovada.

Segundo informações, a Cidasc também encaminhou material para exames de contra prova para a Alemanha, o qual também deu negativo. Os exames Western Blotting (WB) e a prova molecular baseada na detecção do DNA bacteriano por Reação em Cadeia da Polimerase (PCR), realizados nos três países deram negativos com relação ao exame inicial o qual determinou o sacrifício.

Os proprietários estudam a contratação de advogado para o ressarcimento do sacrifício irregular do animal, que segundo eles foi por meio cruel, cujo órgão não possuiu meios de eutanásia e também por danos morais, onde a um ano a propriedade ficou interditada por conta dos exames ineficazes que apontaram a doença.

Outros casos:

Um caso de repercussão nacional foi em Três de Maio RS, onde o proprietário de uma égua depois de beber o sangue de seu animal, a justiça concedeu liminar, evitando o sacrifício. Este caso também aguarda exames mais aprofundados, mas até o momento a égua não apresentou sintomas da doença.

Veja algumas informações

Animal com suspeita de mormo é sacrificado

Prazo de validade do exame de mormo

Polemica na participação de cavalos no desfile de 7 de setembro



Fonte: campoere_1.com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024