Campo Erê / Entidades - 08 de Julho de 2016 - 09h31

​Faesc treina sindicatos para preenchimento da declaração de aptidão do Pronaf

Foto: www.campoere_1.com

Assistentes administrativos e presidentes dos Sindicatos Rurais estão sendo treinados para o preenchimento da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf),

O treinamento teve inicio ontem 07, na cidade de Chapecó e esta sendo desenvolvidos pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc). A qualificação esta sendo ministrada pelo assessor técnico da Superintendência Técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (SUT/CNA), Jonas Jochims.

Participam do evento integrantes de 27 Sindicatos Rurais dos municípios de: Abelardo Luz, Água Doce, Caçador, Campo Êre, Capinzal, Chapecó, Concórdia, Dionísio Cerqueira, Faxinal dos Guedes, Galvão, Ipumirim, Irani, Itapiranga, Lebon Régis, Ouro Verde, Palmitos, Pinhalzinho, Quilombo, Rio das Antas, São Domingos, São José do Cedro, São Miguel do Oeste, Seara, Tangará, Xanxerê, Xaxim e Irineópolis.

A Declaração de Aptidão do Pronaf (DAP) é um instrumento que identifica os agricultores familiares e/ou suas formas associativas organizadas em pessoas jurídicas, aptos a realizarem operações de crédito rural ao amparo do Pronaf, em atendimento ao estabelecimento no Manual de Crédito Rural (MCR), do Banco Central do Brasil.

A declaração, nos termos estabelecidos pela Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), deve ser emitida por agentes credenciados, observando a exigência para concessão de financiamento no âmbito do Pronaf.

O presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, destaca que os participantes serão multiplicadores do conhecimento, pois serão capacitados sobre o preenchimento da DAP e da legislação vigente, para posteriormente terem condições de preencher corretamente e informar os beneficiários que são agricultores e produtores rurais. “É uma prestação de serviço importante, pois a DAP é um instrumento que identifica os agricultores familiares. Além disso, na região há grande presença da agricultura familiar que pode ser expandida e fortalecida”.

Fonte: campoere_1.com

Galeria

  • Foto: www.campoere_1.com

    Foto: www.campoere_1.com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024