Eleições 2016 - 05 de Julho de 2016 - 14h23

SC tem 29 municípios com mais eleitores do que moradores

No oeste as cidades identificadas são:Tigrinhos, Flor do Sertão, Guatambu, Paraíso, Bandeirantes, Lageado Grande e Planalto Alegre.

O cruzamento entre os cadastros dos eleitores e os números sobre a população de cada uma das cidades de Santa Catarina, feito pela RBS TV, revelou que 29 têm mais eleitores do que moradores. Inicialmente não há problema porque, pela lei, a pessoa pode votar onde mora, onde trabalha ou onde mantém vínculos familiares. Mas a irregularidade aparece quando são usadas declarações falsas para transferir o domicílio eleitoral, como foi apurado pela reportagem. Por isso, o Tribunal Regional Eleitoral não tem um levantamento sobre quantas transferências de títulos no Estado para as eleições de 2016 são legais.

O eleitorado maior do que a população é registrado em 19 municípios do Oeste, seis da Serra e quatro do Sul. A maior diferença foi em Ermo, no Sul, com 945 eleitores a mais do que moradores, seguida por Guatambu (513 a mais) e Caxambu do Sul (com 482). Houve flagrantes da RBS TV em que eleitores informaram votar em um local, mas admitiram morar em outro — sendo que a reportagem teve acesso a documentos em que a pessoa declara dois endereços diferentes ao mesmo tempo.

- Tudo depende da situação concreta e é preciso verificar em cada município onde isso acontece. Quando há 100, 200 eleitores a mais que habitantes, é um número elevado, não é normal. Acende a luz vermelha e indica a necessidade da Justiça Eleitoral fazer uma checagem de todos os cadastros eleitorais desta cidade para eventualmente detectar possíveis irregularidades e proceder o cancelamento de títulos possivelmente transferidos de forma ilegal — explica o advogado e professor de Direito Eleitoral, Maurício Prezotto.

Fonte: RBS TV

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024