Palma Sola / Meio Ambiente - 01 de Julho de 2016 - 09h25

Plano de Recursos Hídricos completa mais esta etapa no cronograma de ações

Foto: divulgação

As reuniões aconteceram em seis cidades-polo de nossa região.

No dia de ontem, quinta-feira (30), aconteceram em São Miguel do Oeste e Palma Sola as duas últimas reuniões polo sobre o Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica 01. A primeira aconteceu na parte da manhã, no Auditório da Prefeitura Municipal de SMO e a segunda se deu no período da tarde, no Centro de Eventos Lino José Zandoná de Palma Sola. As outras reuniões aconteceram nas cidades de Itapiranga (21/06), Palmitos (24/06), Guarujá do Sul (27/06) e Maravilha (29/06).

Os objetivos das reuniões nas cidades-polo era a mobilização da sociedade em geral, apresentar o que é um Comitê de Bacias, o Plano de Recursos Hídricos da RH 01 e o Cadastro de Usuários de Água.

A apresentação do que é um Comitê de Bacia, sua composição e função diante dos atores que compõem a bacia hidrográfica 01 ficou a cargo do Presidente do Comitê Antas, Giovani Teixeira. Já Anderson Rhoden, Coordenador do Plano de Recursos Hídricos falou da importância do Plano de Bacia como ferramenta de gestão e das etapas do plano. Por fim, o Engº Ambiental e Técnico do Comitê Antas, Mateus Borges Tengaten explanou sobre a importância do Cadastro de Usuários de Água, quem deve se cadastrar, qual o objetivo do cadastro e deixou claro que os usuários que utilizam menos de 24m³ de água/dia, serão considerados insignificantes, não precisando da outorga, apenas do cadastramento da propriedade. Além disso, Tengaten explanou sobre a campanha de cadastramento de usuários de água que está acontecendo neste momento em nossa região e completou informando que para se cadastrar, o usuário de água deve acessar o site aguas.sc.gov.br/cadastro. Antes de finalizar os eventos, o Presidente do Comitê Antas, Giovani Teixeira informou sobre o 3º Concurso de Fotografia, De Olho na Água com inscrições abertas até 10 de novembro de 2016, regulamento e inscrições no site www.aguas.sc.gov.br/comite-antas.

Os eventos realizados pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio das Antas e Bacias Contíguas e pela Coordenação do Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica 01, tiveram grande número de participantes, passando de duzentas e cinquenta pessoas somadas todas as reuniões, entre os presentes citamos: Secretários e Gerentes da ADR´s, Prefeitos, Vereadores, Secretários Municipais, Epagri, Fatma, Cidasc, Bombeiros, Unoesc, Unopar, Agrônomos, Técnicos Agrícolas, Produtores Rurais e a Imprensa de toda a região.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024