Campo Erê / Agricultura - 07 de Junho de 2016 - 11h01

​Engº Agrº e jornalista conta em livro, historia do programa Panorama Agrícola

Foto: Divulgação

Em 192 páginas, o Engenheiro Agrônomo e Radialista, Osman Gomes Santos, conta a história dos 25 anos de experiência em que coordenou a produção do programa de rádio Panorama Agrícola, durante o período de 1971 a 1996, inicialmente na ACARESC – Associação de Crédito e Assistência Técnica e Extensão Rural de Santa Catarina e, depois Epagri – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina.

Além de relatar sobre o programa e seus quadros mais importantes, Osman também mostra no livro uma experiência inédita em que ele e sua companheira Thereza (Dona Maria) realizaram cursos e palestras nas comunidades rurais de 7 municípios do oeste, selecionados conforme a audiência do programa de rádio, medida pelo número de cartas recebidas, escritas, principalmente, pelas filhas dos agricultores.

Nas comunidades rurais, enquanto Thereza dava cursos de Pintura em Tecidos para as mulheres, Osman fazia palestras sobre Êxodo Rural, sendo que no final, na sede do município, eram realizadas exposições dos trabalhos executados pelas treinandas que recebiam o certificado de conclusão do curso. Tudo isso foi registrado com fotografias e a relação completa de todas as treinandas, que chegaram a 728, nas comunidades rurais dos municípios contemplados. O livro conta muitas outras histórias, inclusive de promoções realizadas pelo programa com entrega de prêmios nas comunidades, além de produção de novela de rádio com grande repercussão entre os ouvintes.

O objetivo final do autor é o de levar os livros para serem distribuídos a todas as treinandas que participaram dos cursos de Pintura em Tecidos mais de 20 anos atrás. A entrega dos livros será feita no período de 07 a 10 de junho nos escritórios municipais da Epagri.

Em Campo Erê a solenidade será as 9 horas desta quarta feira 08, na câmara municipal de vereadores onde pessoas que participaram dos cursos vão ser agraciados com o livro.

Em maio de 1994, quando ainda Campo Erê não era desmembrado, foram realizados pelo menos 5 cursos entre eles na comunidade de São Brás e cidade de Campo Erê, São José e distrito de São Bernardino e na Vila São Donato, hoje pertencente a Saltinho.

Fonte: campoere_1.com

Galeria

  • Foto: Divulgação

    Foto: Divulgação

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024