Palma Sola / Justiça - 02 de Junho de 2016 - 18h00

Município Palma Sola vai continuar anexado à Comarca de Dionisio Cerqueira

Foto: arquivo www.campoere_1.com

Em decisão proferida no final do mês de maio o Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, por intermédio do Presidente, Desembargador José Antônio T. Marques, negou o pedido de anexação do município de Palma Sola à Comarca de Anchieta. O pedido, segundo o Tribunal, foi feito no ano de 2014 pela Juíza de Direito responsável pela Comarca na época.

O indeferimento seguiu a decisão do Secretário-Geral do Tribunal de Justiça, Juiz Jefferson Zanini, que também deu parecer contrário ao pedido. Sob a justificativa de que as alterações geográficas de unidades de divisão judiciária, igualmente, deverão ser precedidas de estudo específico. Com destaque para as peculiaridades e afinidades locais, o deslocamento das pessoas, as rotas existentes, os meios de transporte disponíveis e as facilidades de acesso às dependências dos órgãos do Poder Judiciário Estadual.

Sobre o pedido, a Juíza Diretora do Foro da Comarca de Anchieta manifestou-se contrariamente à anexação, justificando sua posição, em resumo, na ausência de força de trabalho para dar vazão ao acervo decorrente da transferência. Na ocasião, ela também apresentou um comparativo entre as características geográficas e econômica dos municípios sede das duas comarcas, além de destacar as questões conjunturais de ordem física que obstam a pretendida alteração.

Seguindo a mesma linha, o Prefeito e o Presidente da Câmara de Vereadores do Município de Palma Sola encaminharam posição contrária à anexação à comarca de Anchieta. Desta forma o Comitê de Competências deliberou, por unanimidade, pelo indeferimento do pedido de alteração dos limites da Comarca de Dionísio Cerqueira.

Fonte: Portal Tri

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024