Economia - 06 de Abril de 2016 - 05h16

Estudo da Ferrovia da Integração está quase concluído

O  Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental  (EVTEA) da Ferrovia da Integração, que deve ligar Dionísio Cerqueira ao litoral, está com mais de 70% concluído.

A informação foi levantada pelo presidente da Frente Parlamentar Catarinense das Ferrovias, deputado estadual Dirceu Dresch (PT), que esteve na sede da empresa pública Valec - Engenharia, Construções e Ferrovias S/A, na última sexta-feira (1º).

A fase final do estudo prevê a realização de audiências públicas e seminários para ouvir a sociedade e apresentar os  dados levantados sobre os trajetos possíveis da ferrovia.  Ao todo, o levantamento engloba 46 componentes, como  questões socioenômicas, ambientais, topografia, integração logística e mercado.

A Ferrovia da Integração está sendo estudada e projetada como alternativa no transporte  de carga pesada, com composições de  até 100 vagões e capacidade total de 12 mil toneladas, com deslocamentos a uma velocidade de 80 km/h sobre trilhos de bitola larga. "O EVTEA está muito adiantado e ficará pronto antes do prazo estipulado, o que é muito positivo. Chegamos a uma fase muito importante que é a participação da sociedade no processo, e queremos que isso ocorra de forma ampla. Pretendemos realizar pelo menos cinco audiências regionais. Serão 800 quilômetros de ferrovia que vão colocar Santa Catarina, o Oeste catarinense, no trilho do desenvolvimento", ressalta Dresch

Fonte: Assessoria Dep Dirceu Dresch

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024