Campo Erê / Economia - 15 de Dezembro de 2015 - 10h47

Pesquisador visita plantio de oliveiras em Campo Erê

Depois de alguns anos de pesquisa o plantio de oliveiras já é realidade em Campo Erê.

Com clima apropriado para o cultivo de diversas variedades e com as pesquisas realizadas no Cedup, o produtor rural Marcos Roman, implantou em sua propriedade um plantio de 6 hectares de olivas.

O programa desperta interesse de vários setores e o pesquisador da Epagri Dorli Mario da Croce, esteve na ultima semana, juntamente com o representante da Faesc Antonio Marcos Pagani, prefeito de Campo Erê Rudimar Borcioni e do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Marcelo Baptistela, visitando o desenvolvimentos das plantas que foram plantadas a alguns meses.

Da Croce cita que a produção de azeitonas voltada à extração de óleo e conservas, é uma atividade que surge com grande potencial econômico para o Oeste catarinense, principalmente para a pequena propriedade, tendo em vista a alta agregação de valor frente às culturas tradicionais, como cereais.

As pesquisas a campo sobre o cultivo de oliveiras em Santa Catarina tiveram início em 2006, envolvendo 27 hectares experimentais, distribuídos em 18 regiões do estado – desde o litoral à fronteira com a Argentina.

Em cada uma destas regiões foram avaliadas em média 36 variedades, para que pudéssemos verificar a adaptação e o desempenho produtivo de cada uma. Esta estratégia de observação se tornou o principal diferencial da implantação da oliveira no estado, pois iniciamos o projeto com as pesquisas, para depois disponibilizarmos as melhores cultivares aos produtores.

Fonte: campoere_1.com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024