Campo Erê / Geral - 24 de Novembro de 2015 - 07h55

Sebrae realiza encontro nacional dos agentes municipais de desenvolvimento

Foto divulgação

A convite do Sebrae-Sc, que pagou as despesas de viagem e estadia, o município de Campo Erê, através de seu agente de desenvolvimento Municipal, esteve participando do Encontro Nacional dos Agentes Municipais de Desenvolvimento  que foi realizado em Cuiabá, Mato Grosso, do dia 17 a 19 de novembro.

O encontro foi promovido pelo SEBRAE Nacional e teve na programação representantes do Ministério do Desenvolvimento Social, Controladoria Geral da União, Ministério Público, Tribunal de Contas, consultores, empreendedores, apresentação de casos de sucesso e de boas práticas de desenvolvimento local.

O evento debateu sobre o efeito multiplicador do poder de compra dentro da economia local, sustentabilidade e estratégias colaborativas para a formação de cidades mais democráticas e participativas nas decisões das políticas locais. É os pequenos negócios que trazem o equilíbrio econômico, a distribuição da renda, a sustentabilidade social e ambiental.

Foi destacada a importância da ação dos agentes de desenvolvimento municipal no processo de mudança e desenvolvimento  local, os quais devem ter o apoio dos gestores do município.

Os Agentes de Desenvolvimento Local foram criados pela Lei Geral da Micro e Pequenas Empresas e tem o, papel de coordenar e contribuir para o desenvolvimento do ambiente de negócios do município. Os agentes atuam na formalização, levam conhecimento e fazem a ponte entre o poder público, os empreendedores locais e os agricultores familiares.

Duas ferramentas importantes democráticas foram apresentadas. A primeira que prevê a politização dos jovens através da plataforma Politize, criada por Diego Calegari, empreendedor de Santa Catarina. O projeto tem o objetivo de levar o entendimento sobre política para as pessoas com clareza, experiências diferenciadas, pluralidade de pensamento e incentivo a participação do cidadão.

Outra ferramenta importante para a democratização das cidades é a Colabore, uma rede social que trabalha com a fiscalização, propostas e acompanhamento dos serviços públicos. A rede pode ser utilizada via web, mobile e facebook , pelas prefeituras mediante convênio. Todos os problemas são visualizados pelos usuários, podem ser fotografados e localizados e encaminhados para o responsável do município pela solução. A reclamação pode ser feita em menos de 15 segundos. O cidadão pode propor melhorias para a cidade e avaliar os serviços públicos e ter o retorno da solução dos problemas pela mesma rede social.

Fonte: campoere_1.com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024