Campo Erê / Educação - 13 de Novembro de 2015 - 08h32

Alunos do Cedup estão entre os melhores da Mostratec

Foto: www.campoere_1.com

Dois alunos do Centro deEducação Profissionalizante de Campo Erê (CEDUP), uma instituição que integra a rede estadual de ensino de Santa Catarina, participaram recentemente (de 26 a 30 de outubro) de uma Feira na cidade de Novo Hamburgo no Rio Grande do Sul, a Mostratec 2015.

Os estudantes Chérllyn Alves Dias e Lucas Somavilla, supervisionados pelo professor Etore Bortese, apresentaram durante o evento, um projeto por eles desenvolvidos, que visa a diminuição de pragas nas lavouras de maneira sustentável e sem agressões ao meio-ambiente.

Durante a Feira, foi possível levar a público o resultado de vários meses de estudo e pesquisa, por meio de um Projeto onde demonstraram a eficiência da utilização de insetos para repelir pragas. Segundo os estudantes, os insetor popularmente conhecidos como “vaquinhas”, cujo nome científico é Diabrótica speciosa, causam grandes danos e reduzem a qualidade das hortaliças produzidas em nosso país.

Os estudantes aplicaram um macerado destes insetos em sete culturas numa área de 100 m² e realizaram avaliações diárias durante um ano, fazendo a minuciosa contagem dos insetos em cada cultura. Foi a partir daí que constataram a eficiência do macerado como repelente de insetos da mesma espécie em todas as culturas. De acordo com o experimento, a maior redução foi observada na cultura da cenoura e do repolho.

Através do experimento, os estudantes concluíram que o macerado não demonstrou muita ação sobre outras pragas, mas pôde-se perceber que foi extremamente eficiente para repelir insetos de mesma espécie, conseguindo reduzir população da praga em até 70%. Há que ressaltar ainda que os resultados foram afetados pelo clima, como alta umidade, ventos e chuva.

O sucesso do experimento fez com que o Projeto conquistasse o quarto lugar na classificação geral dos melhores trabalhos da Feira. Por conta disso, o grupo foi convidado a levar o Projeto à Feira Nordestina de Ciências, que acontecerá no Estado de Pernambuco em setembro de 2016.

Sobre a Mostratec

A Mostratec é uma feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato, na cidade de Novo Hamburgo, Estado do Rio Grande do Sul. Destina-se a apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional de nível técnico.

A Mostratec conta com a participação de 376 projetos de pesquisa, do Brasil e de vários países, além de eventos integrados Robótica Educacional e atividades esportivas e culturais.

A Feira promove integração entre as instituições de ensino, a pesquisa e o meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento, a aplicação e a divulgação de novas tecnologias.

Fonte: campoere_1.com/Juliana Balotim

Galeria

  • Foto: www.campoere_1.com

    Foto: www.campoere_1.com

  • Foto: www.campoere_1.com

    Foto: www.campoere_1.com

  • Foto: www.campoere_1.com

    Foto: www.campoere_1.com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024