Meio Ambiente - 23 de Outubro de 2015 - 10h55

Resíduos sólidos em discussão na região

Foto: divulgação Amerios

Na ultima quarta feira 21, a sede da AMERIOS – Associação dos Municípios do Entre Rios em Maravilha foi palco da discussão para a implantação do consorcio intermunicipal de resíduos sólidos da região.

Na oportunidade o diretor do consorcio criado na Serra Catarinense em Lages, Selênio Sartori, explanou sobre o funcionamento do consorcio naquela região.

Com a aprovação da Lei 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos o país estabeleceu um marco regulatório completo para o setor de resíduos sólidos. A Lei faz a distinção entre o resíduo (lixo que pode ser reaproveitado ou reciclado) e o rejeito (o que é passível de reaproveitamento). A Lei se refere a todo tipo de resíduos: doméstico, industrial, da construção civil, eletroeletrônico, lâmpadas de vapores mercuriais, agrosilvopastoril, da área de saúde, perigosos entre outros.

Os pequenos municípios tem dificuldades para tratar os resíduos sólidos por não disporem de recursos suficientes e terem pouca capacidade técnica na gestão dos serviços de limpeza publica, coleta seletiva e tratamento de resíduos.

No entanto a formação de consórcios públicos municipais ou interfederativos, pode proporcionar a sustentabilidade dos serviços prestados e a divisão das despesas, além de contribuir para a inclusão social de catadores e a desativação de lixões que poluem o solo e os recursos hídricos.

A articulação da AMERIOS visa com a criação do consorcio, a destinação correta de todo tipo de resíduo em seus 17 municípios associados.

Para o presidente da entidade e prefeito de Caibi, Dilair Menin a gestão associada possibilita aos municípios reduzir custos e não tem a necessidade de manejar os resíduos isoladamente.

Uma comissão liderada pelo vice prefeito de Caibi, Eloi José Libano, busca constituir o plano baseado nas experiências de outras regiões e discutidas se a coleta será feita pelo consorcio ou com empresas terceirizadas.

A previsão de inicio das atividades é para o próximo ano, com a coleta do lixo seco e molhado e posteriormente a reciclagem. O plano prevê um trabalho educacional em todas as escolas  e entidades sociais e de prestação de serviço.

Fonte: campoere_1.com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024