Campo Erê / Economia - 08 de Outubro de 2015 - 05h40

Mercado regional da agricultura familiar reabre nos próximos dias

Foto: www.campoere_1.com

O mercado regional da agricultura familiar de Campo Erê, vai reabrir nos próximos dias.

A decisão é da Coopercampoere_1, Sebrae, Consad, técnicos da secretaria da agricultura, Sintraf, representantes de entidades e do prefeito de Campo Erê, Rudimar Borcioni.

O mercado foi todo revitalizado e adquiridos diversos equipamentos que estão sendo instalados no local, permitindo melhores condições de funcionamento. A gestão do mercado será da Coopercampoere_1 e será realizado um levantamento dos produtos a serem comercializados e o convite para que o município de Anchieta participe do projeto através do Consorcio Intermunicipal.

Um projeto de Lei encaminhado a Câmara Municipal de Vereadores, foi aprovado, que pelo qual o município de Campo Erê, adere ao CONSAD – Consórcio Regional, com sede em São Miguel do Oeste, que faz todo o processo de fiscalização das agroindústrias que permite a comercialização dos produtos a nível federal.

A marca Serra da Fartura esta sendo registrada, para identificar os produtos do município.

Por sugestão do executivo municipal, os vereadores aprovaram e o mercado passará a ser chamado de Ari Lazarotti.

Ari nasceu em 18 de setembro de 1946, passou a infância brincando, jogando bola, matando passarinho e aprontando muito, mas também teve as primeiras lições de trabalho. Aos oito anos de idade teve que sair com seu pai com uma carrocinha puxada por uma velha mula para vender legumes e frutas na cidade de Concórdia. Junto com a família mantinha na comunidade uma participação efetiva no clube  de Lajeado Quintino..

Da família herdou também um talento para a musica e quem não lembra de “Seu Ari”, sempre acompanhado de seu pandeiro.

Em 26 de junho de 1968, na igreja Nossa Senhora do Rosário de Concórdia, casou-se com Loreni Bussolaro e foram residir em Ipumirim, onde 10 meses depois se mudou para a Linha Canavese, interior de Concórdia, ali no dia 05 de julho de 1969 nasceu a primeira filha, que levou o nome da mãe, Loreni Lazzarotti Filha e no dia 26 de Setembro de 1970 nasceu o segundo filho que recebeu o nome de Ari Lazzarotti Filho.

De volta à Lageado Quintino, junto com os seus pais, seu Antônio e dona Teodolinda, trabalharam na roça. Em 11 de março de 1973, nasceu o terceiro filho, Ari Luciano Lazzarotti, quando foi morar com os pais da Loreni, na linha Barra Bonita, passou a trabalhar numa olaria. Em 10 anos de casado fez 14 mudanças até que em 1977, foi morar na Linha Vacum interior de Campo Erê. Além de agricultor continuou a  vida de negociador e briqueiro.

Foi professor do Mobral (ensino de jovens e adultos) e do primário para crianças, conheceu e compreendeu a cultura de várias comunidades abandonadas e excluídas socialmente, como foi o caso do Bracanjuva, uma comunidade de caboclos frutos de ocupações e que na maioria não possuíam identidade. Ali ele ensinou, registrou, batizou, fez casamentos e até sepultou várias pessoas nessa comunidade.

Foi recenseador do IBGE onde conheceu todas as comunidades do antigo Campo Erê e em 1983, juntamente com alguns amigos fundou o Partido dos Trabalhadores, no qual foi presidente fundador e candidato a Deputado Estadual, fazendo 400 votos.

No dia 03 de janeiro de 1980 nasceu outra filha,  Loreni Luciana Lazzarotti, concluindo assim o projeto de ter quatro filhos dois homens e duas mulheres.

Em  fevereiro de 1988, vendeu a propriedade da Linha Vacum em 36 vezes e foi residir em Presidente Castelo Branco, mas em 1989 voltou para Campo Erê e depois de fazer um concurso público foi contratado para ser funcionário da Prefeitura.

Ari também ficou  conhecido pelo carinho e apreço que tinha com o cultivo de ervas medicinais. Fundou a horta medicinal de Campo Erê, que distribuía chás medicinais a todas as pessoas que o procurava. 

Faleceu dia 20 de Janeiro de 2015 aos 68 anos

 


Fonte: campoere_1.com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024