Meio Ambiente - 07 de Julho de 2015 - 08h13

Celesc anuncia troca de 150 mil lâmpadas em 43 cidades de SC

Foto: Divulgação

Serão trocadas as lâmpadas fluorescentes por incandescentes compactas. Medida é para 42 mil unidades consumidoras cadastradas com tarifa social.
A Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), em parceria com o governo do estado, anunciou a troca de 150 mil lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas em 43 cidades. A medida integra o projeto governamental "Energia do Bem". A ação foi anunciada nesta segunda-feira (6) junto com outras medidas de economia de energia.
Segundo o governo, também devem ser instaladas 5 mil unidades de aquecimento de água de chuveiro por energia solar e 18 mil refrigeradores, trocados. As ações contemplam 42 mil unidades consumidoras cadastradas com tarifa social. Para isso, devem ser investidos R$ 50 milhões.
"O projeto estima economia de energia de 21 mil megawats por hora (MWh) por ano, o que equivale ao consumo de 100 mil residências por um mês ou o consumo de 8,5 mil residências por um ano", informou o governo do estado no site oficial. De acordo com a estimativa da Celesc, como os equipamentos que serão substituídos têm maior vida útil, deve have economia total de 200 mil MWh, o suficiente para abastecer uma cidade com 85 mil residências durante um ano.
Cidades beneficiadas no Oeste

Abelardo Luz, Caçador, Campos Novos, Chapecó, Concórdia, Dionísio Cerqueira, Fraiburgo, Herval do Oeste, Irani, Joaçaba, Lebon Regis, Maravilha, Monte Carlo, Ponte Serrada, São Domingos, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste e Videira
PCH de Celso Ramos

Outra ação anunciada nesta segunda foi o edital de contratação das obras de ampliação da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Celso Ramos. Localizada no Rio Chapecozinho, em Faxinal dos Guedes, no Oeste catarinense, ela deve ter a potência instalada ampliada de 5,4 megawatts (MW) para 12,8 MW. As obras devem custar  R$ 45 milhões e devem ficar prontas em até 18 meses, a contar a data da assinatura do contrato com a empresa vencedora.
Conforme o governo, a usina opera desde 1963 e em 22 de novembro de 1971 foi outorgada à Celesc. Em 2005, a concessão foi prorrogada até 22 de novembro de 2021. No último mês de março, a Celesc conseguiu ampliar a capacidade de geração e a outorga passou a valer até 2035.

Fonte: campoere_1.com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024