Saltinho / Animais - 08 de Abril de 2015 - 01h23

CIDASC cancela eventos no estado que envolve equinos, entre eles o rodeio de Saltinho.

Baseado em uma detecção de um equino com resultado positivo de Mormo, no município de São Cristóvão do Sul SC, a CIDASC cancelou todos os eventos que envolvam equinos no estado, um deles é o Rodeio Crioulo Interestadual de Saltinho.

O rodeio teve que ser cancelado pela segunda vez consecutiva, desta vez tendo em vista a norma da CIDASC. Marcado para ser realizado em final de Fevereiro, o evento foi cancelado, motivado pela greve dos caminhoneiros e o cancelamento da nova data, devera suspender definitivamente a realização do rodeio neste ano.

 No ano passado, um caso de Mormo foi registrado no Paraná e com os cuidados impostos pelas barreiras sanitárias não houve mais registros.

 O Mormo 

A doença conhecida por Lamparão causada pela bactéria Burkholdelia mallei é uma zoonose (pode ser transmitida ao homem). No animal não é realizado tratamento, pois ele fica portador e transmissor da doença pelo resto da vida, por isso é sempre sacrificado. A transmissão se da pelo contato com as secreções e ingestão de água e comida contaminada. Sinais clínicos mais comuns: nódulos nas mucosas nasais, secreção nasal (catarro), pneumonia. Na forma aguda febre alta, fraqueza, prostração, pústula na mucosa nasal que se transforma posteriormente em ulceras profundas com secreções inicialmente amareladas e depois sanguinolentas. A doença é de notificação obrigatória junto a Organização Mundial de Saúde está sujeita a normas especificas para controle e erradicação.

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024