Campo Erê / Economia - 27 de Janeiro de 2015 - 02h19

Voltar

Estudo de viabilidade indica que ferrovia norte/sul passará por Campo Erê.

Região vai ser beneficiada pelo projeto.

O prefeito de Campo Erê Rudimar Borcioni, que reassumiu na manhã de hoje a administração municipal, recebeu oficio da empresa responsável pelo levantamento e planejamento do ferrovia norte sul, de que o traçado passara pelo município.

Borcioni havia encaminhado em Novembro passado um oficio a Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias S. A. solicitando que no momento da elaboração da EVTEA – Estudo de Viabilidade Técnico, Econômico e Ambiental e do projeto básico do traçado da Ferrovia Norte Sul, trecho da cidade de Panorama SP até o porto de Rio Grande RS, fosse projetada para passar por Campo Erê.

Em resposta o Diretor Presidente da VALEC, José Lúcio Lima Machado, informa que a esse respeito o EVTEA do prolongamento da ferrovia, indica uma diretriz de traçado que encontra-se em fase final de elaboração e vai atender a demanda gerada pelo município de Campo Erê e que a região tem influencia direta da ferrovia que contempla o município.

No documento o diretor cita ainda de que após o EVTEA, terão ainda as fase do projeto básico e projeto executivo e que somente nessas fases o projeto terá o traça detalhado.

 Saiba mais

 A Ferrovia Norte-Sul é uma ferrovia brasileira, concessionarizada à VLI através de licitação realizada pela VALEC em 2008 à sua antiga controladora Vale S.A. no trecho de Açailândia (km 0) até Porto Nacional (km 720, próximo a Palmas (Tocantins)). O techo entre Porto Nacional e Anápolis, com mais 855km está basicamente pronto para rodar , entretanto não há um terminal operacional nesses 855km .

Quando concluída, possuirá a extensão de 4 155,6 km e cortará os estados de Pará, Maranhão, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A ferrovia foi concebida sob o propósito de ampliar e integrar o sistema ferroviário brasileiro. Ligará Senador Canedo (GO), a Belém, conectando-se, a sul, em Anápolis (GO), com a Ferrovia Centro-Atlântica, e, a norte, em Açailândia (MA), com a Estrada de Ferro Carajás. Ao longo de seu trajeto, a ferrovia segue paralela à Rodovia Belém-Brasília (BR-153; BR-226 e BR-010) e ao leito do Rio Tocantins.

As obras da ferrovia iniciaram-se em 1987, durante o governo do presidente José Sarney. Atualmente encontra-se pronto o trecho entre Açailândia (MA) e Palmas (TO).

Fonte: campoere_1.com

Galeria

  • Foto: Jandir Sabedot/www.campoere_1.com

    Foto: Jandir Sabedot/www.campoere_1.com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024