Animais - 15 de Agosto de 2014 - 09h17

Faesc pede ação policial contra o furto de gado em SC

Animais são furtados e abatidos clandistinamente. Foto: www.campoere_1.com

De acordo com levantamentos dos Sindicatos Rurais, as táticas empregadas sugerem que se trata de uma quadrilha especializada nesse tipo de crime.

Um dos crimes mais antigos da humanidade – o furto de gado – voltou a ser praticado com surpreendente reincidência em Santa Catarina, lesando produtores rurais, o que levou a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) a solicitar  medidas especiais da Secretaria de Segurança Pública.

Conhecido na linguagem jurídica como abigeato, o furto de gado bovino vem sendo praticado em várias regiões do estado. De acordo com levantamentos dos Sindicatos Rurais, as táticas empregadas sugerem que se trata de uma quadrilha especializada nesse tipo de crime.

O presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, observa que para furtar tamanha quantidade de animais é necessária estrutura operacional de veículos, galpões e pessoas, o que somente uma quadrilha especializada poderia ter. No passado, os criadores já contrataram investigadores particulares que apuraram indícios sobre os autores do crime.

A Faesc pediu ao governo do Estado a criação de uma patrulha policial para atuar nas áreas rurais e reprimir o abigeato. Além dos prejuízos aos criadores, esse crime contra o patrimônio desestrutura a base produtiva pela perda de animais de corte, de leite e de reprodução, cujo material genético é de alta relevância para a expansão do setor.

Pedrozo considera essencial uma intervenção articulada entre a Polícia Civil, a Polícia Militar e Vigilância Sanitária de Santa Catarina para investigação e fiscalização sobre o desaparecimento e a comercialização de bovinos. Além dos prejuízos econômicos aos criadores, esses furtos e roubos pode gerar sérios problemas de ordem sanitária, pois esses animais estão sendo abatidos e comercializados clandestinamente.

Esse pedido está sendo reiterado porque – em face dos inquéritos policiais continuarem inconclusos – os criadores temem nova onda de furto de gado na região do oeste, meio oeste e sul, estimulada pela impunidade dos abigeatários (ladrões de gado). A Faesc informa que ainda não há levantamento da amplitude desse crime e da extensão dos danos aos produtores e empresários rurais.

Em Camp Erê esse tipo de furto tem diminuído consideravelmente, depois das ações das policias civil e militar aliado a algumas providencias tomadas pelos agricultores.


Veja mais

Policia apreende carne bovina furtada

Animal é abatido e parte da carne é levada pelos ladrões

Animais são abatidos no interior de Campo Erê


Fonte: campoere_1.com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024