- 22 de Junho de 2014 - 09h49

Falso WeChat rouba dados bancários; veja como funciona

Malware se disfarça de WeChat (Foto: Reprodução/Kaspersky Lab)

A Kaspersky Lab, famosa empresa de segurança online, alerta para um novo problema para os usuários de dispositivos móveis: uma versão falsa do aplicativo WeChat para Android já está circulando, com o intuito de roubar dados bancários. O malware se disfarça como uma versão do mensageiro, mas na verdade é um trojan.

Ele foi identificado como Trojan-Banker.AndroidOS.Basti.a, e trata-se de uma aplicação para Android que se camufla no dispositivo como o WeChat. E o malware tem todo um sistema anti-correção. Segundo a própria Kaspersky, os cibercriminosos utilizaram um modo de criptografia nos dados para evitar o rastreamento.

Segundo a análise, o app malicioso é capaz de criar uma interface gráfica para que o usuário introduza seus dados bancários, incluindo o número do seu cartão bancário, o seu código PIN e o número do seu celular, alegando que seria para registro do app. Isso acaba o tornando uma poderosa ferramenta de phishing.

Depois de obter as informações, o aplicativo manda tudo via e-mail para uma conta. Uma pesquisa da Kaspersky Lab analisou a caixa de entrada deste e-mail e encontrou um alto número de vítimas. E embora o Trojan já esteja sendo bloqueado em 126 servidores de e-mail, ele conseguiu roubar e recolher a informação de muitas pessoas.

Para se proteger, evite acessar links de aplicativos externos, fora do Google Play, e tenha sempre um antivírus instalado. Mesmo dentro da loja do Google, baixe apenas apps bem cotados por outros usuários e com boas avaliações.

Fonte: Thiago Barros/TechTudo

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024