- 30 de Maio de 2014 - 11h15

Ferramenta que verifica autenticidade de código de barras ganha nova versão

A informação assume um papel cada vez mais estratégico para os negócios, e conhecer o produto que está sendo comprando passa a ser prioridade para as empresas. Atenta a essa necessidade, a GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação lança uma nova versão do Gepir (sigla em inglês de Global Electronic Party Information Registry), que verifica a autenticidade dos códigos de barras dos produtos a partir de uma base de dados compartilhada mundialmente.

 A ferramenta, além de buscar quem é a empresa proprietária do código de barras e apresentar dados como o CNPJ, nome e endereço da empresa associada, também apresentará informações detalhadas de um produto, as quais podem conter descrição do item, marca e até mesmo um link para o site do produto ou do fabricante. Essa nova forma de pesquisa se integra com a ferramenta Cadastro Nacional de Produtos (CNP) da GS1, a partir da qual é possível obter as informações de um determinado produto.

 O serviço é gratuito, e está disponível na página da entidade na internet (www.gs1br.org/gepir). Basta realizar um cadastro para ter acesso, sem a necessidade de ser associado. Outra opção para os usuários é fazer o acesso por meio de qualquer dispositivo com internet, com funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana.

“Essa ferramenta beneficia diretamente os mais de 57 mil associados no País, pois ajuda a retirar do mercado produtos contrabandeados e pirateados, que geram uma concorrência criminosa e desleal”, diz o presidente da GS1 Brasil, João Carlos de Oliveira. Códigos de barra que não estão atribuídos a nenhum usuário e constam nos itens podem indicar mercadorias falsas ou mesmo códigos piratas.

O Gepir também permite verificar dados de mercadorias fora das fronteiras do Brasil. O serviço possibilita examinar mais de um milhão de empresas em 100 países, graças à base de dados compartilhada. Só serão encontrados, na busca, produtos de associados da GS1, que são os responsáveis pela inclusão das características de cada produto cadastrado.

O sistema tem ampla utilização, e é procurado desde o setor supermercadista – para verificar se a nota fiscal confere com os dados do fabricante – até a Polícia Federal, que tem recebido o auxílio da GS1 Brasil  na identificação de mercadorias. A Polícia Federal utiliza o Gepir em operações que têm foco no combate ao contrabando, ao descaminho, à pirataria, à falsificação de produtos submetidos a controle sanitários e ao trânsito de contêineres.

Sobre a GS1 Brasil 

A GS1 Brasil, Associação Brasileira de Automação, é uma organização sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística. A organização brasileira tem 57 mil associados. Mais informações em www.gs1br.org.

Assessoria de Imprensa GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação

Fonte: campoere_1.com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024