Animais - 05 de Maio de 2014 - 05h22

Mormo é confirmado novamente no Estado do Paraná.

Mormo, animais tem que ser sacrificados. Foto; Porto Amazonas

 Foi detectado no município de São Jose dos Pinhas, região metropolitana de Curitiba a ocorrência de mormo em um equino, o cavalo é de esporte e pertencia a um Haras, não apresentava sintomatologia clinica da doença, porem a doença foi confirmada pela prova de Western Blot, feita pelo laboratório LANAGRO, com reação conclusiva e positiva no dia 30 de abril. 


Com a confirmação do foco positivo da doença, os exames de MORMO voltam a ser exigidos em todo o Paraná, para o transito de animais(emissão de GTAs).
Atualmente o mormo esta presente nos seguintes estados, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espirito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Sergipe e São Paulo.


A ADAPAR (Agencia de Defesa Agropecuário do Paraná), publicou a Portaria 96/2014 que restabelece a exigência de exame de mormo além do exame de anemia equina, para a emissão de GTA,s para participação de eventos agropecuários no Estado do Paraná e transito interestadual para qualquer destino ou finalidade.
No Paraná a exigência do exame do mormo estava suspensa desde o dia 15 de janeiro deste ano.

 

O Mormo
A doença conhecida por Lamparão causada pela bactéria Burkholdelia mallei é uma zoonose (pode ser transmitida ao homem). No animal não é realizado tratamento, pois ele fica portador e transmissor da doença pelo resto da vida, por isso é sempre sacrificado. A transmissão se da pelo contato com as secreções e ingestão de água e comida contaminada. Sinais clínicos mais comuns: nódulos nas mucosas nasais, secreção nasal (catarro), pneumonia. Na forma aguda febre alta, fraqueza, prostração, pústula na mucosa nasal que se transforma posteriormente em ulceras profundas com secreções inicialmente amareladas e depois sanguinolentas. A doença é de notificação obrigatória junto a Organização Mundial de Saúde está sujeita a normas especificas para controle e erradicação.

Fonte: Porto Amazonas

Galeria

  • Foto; Porto Amazonas

    Foto; Porto Amazonas

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024