Campo Erê / Saúde - 15 de Março de 2014 - 08h35

Médica Cubana já esta em Campo Erê

Foto: Jandir Sabedot/www.campoere_1.com

Ela aguarda tramites burocráticos para iniciar os trabalhos.

 Leidi Cabrera Rodrigues, 42 anos, separada, mãe de 2 filhos já esta na cidade onde na próxima semana passa a integrar o corpo clinico da secretaria da saúde do município.

A quase dois meses no Brasil, a médica foi recebida ontem pelos colegas e funcionários da secretaria da saúde e ficou surpresa com a receptividade que teve na cidade – disse ela.

Leidi é medica a 18 anos, com especialidade na saúde da família e comunitária, trabalho utilizado em Cuba, cujo programa do PSF no Brasil foi copiado. Ela já atuou por 4 anos na Venezuela em programas de saúde naquele pais e em Campo Erê, sua permanência devera se estender por 3 anos.

Segundo a secretaria da saúde do  município Juceli Damasio Silveira, assim que a documentação estiver pronta a médica estará, juntamente com os demais profissionais, apta aos atendimentos.

Segundo Juceli, com essa inclusão, são 7 médicos que atuam no município, iniciando as 7 horas da manhã se estendendo, sem intervalo de almoço até as 19 horas. Todas as segundas e quintas feiras, com agendamento, o atendimento médico é exclusivo a saúde do trabalhador. Esse programa é exclusivo para funcionários de empresas que não tem condições de consultas durante o horário de trabalho.  O município mantém ainda convenio com o hospital Santo Antonio, que atende os casos de emergência quando não há atendimento nas unidades de saúde.

O município ainda tem acesso a consultas especializadas e exames por meio do CONIMS - Consórcio Intermunicipal de Saúde – realizados em Pato Branco no Paraná. Além disso, também existe a pactuação para internamentos de alta e média complexidade. Quando o atendimento não pode ser realizado em Campo Erê, os pacientes são encaminhados para a Policlínica ou para o Hospital São Lucas em Pato Branco através do Sistema Único de Saúde, o SUS.

A adesão ao programa mais médicos do governo federal foi feito pelo prefeito municipal Rudimar Borcioni, que em sua solicitação requisitou dois médicos. O convenio assinado com o programa requer que o município pague somente as despesas de permanência do profissional no município.

Na região

Foto: Jandir Sabedot/www.campoere_1.com

Ontem Santinho e São Bernardino também receberam seus profissionais destinados pelo programa aos municípios.

Foto: Jandir Sabedot/www.campoere_1.com












Saltinho recebeu uma medica e São Bernardino um médico.

Fonte: campoere_1.com

Galeria

  • Foto: Jandir Sabedot/www.campoere_1.com

    Foto: Jandir Sabedot/www.campoere_1.com

  • Foto: Jandir Sabedot/www.campoere_1.com

    Foto: Jandir Sabedot/www.campoere_1.com

  • Foto: Jandir Sabedot/www.campoere_1.com

    Foto: Jandir Sabedot/www.campoere_1.com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024