- 13 de Outubro de 2009 - 08h34

Golpe na internet usa novo sistema de boletos eletrônicos

dda

O novo sistema de cobrança bancária por boletos eletrônicos, o Débito Direto Autorizado (DDA), só entrará em vigor a partir da próxima segunda-feira mas já é usado por golpistas na internet. Circulam pela rede e-mails falsos de bancos oferecendo a adesão ao DDA. As mensagens remetem a sites e instala programas para tentar fazer as pessoas registrarem seus dados bancários, esquema conhecido pelo termo em inglês "phishing".

Um e-mail falso, recebido pelo Terra em nome do Banco do Brasil, afirma que o sistema passou a ser "obrigatório". "A Febraban lançou essa sistemática no mercado e que passou a ser obrigatória", diz a mensagem. No entanto, conforme ressaltou a Fundação Procon-SP, a adesão não é obrigatória a ninguém.

Abaixo de um texto explicativo há dois links "Faça sua adesão obrigatória ao DDA agora mesmo" e "Clique aqui e instale o módulo DDA Banco do Brasil", que instalam programas para capturar suas informações no computador. Uma dica é passar a seta do mouse em cima do link - sem clicar - e verificar o endereço que aparece. Desconfie se for diferente do endereço de seu banco.

A Fundação Procon-SP orienta a contatar o remetente por telefone antes de qualquer ação. Se não for possível confirmar as informações, opte por apagar a mensagem antes de abrí-la.

O chamado de Débito Direto Autorizado (DDA) permitirá ao cliente de banco (pessoa física ou jurídica) consultar suas contas por meio da internet, telefone e caixa eletrônico, dispensando a entrega de boletos impressos por correio. Alguns bancos já oferecem cadastramento no serviço que só entra em operação no próximo dia 19.

Veja cliclando no link abaixo uma animação de como funciona o DDA.

http://www.febraban.org.br/projetodda/dda_cartilhadda.asp

Fonte: Redação Terra

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024