Eleições 2012 - 19 de Setembro de 2012 - 07h26

Laurita Vaz, nova ministra do TSE, diz que eleitor brasileiro está cansado de maus políticos

Ministra Laurita Vaz é empossada pela presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ganhou, nesta terça-feira (18), um novo integrante efetivo: tomou posse a ministra Laurita Vaz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ela destacou a responsabilidade de assumir a função no ano das eleições municipais, quando a Lei da Ficha Limpa ganha, finalmente, efetividade.

“A Lei da Ficha Limpa impede os candidatos condenados de participarem das eleições municipais. Mas, lembro que é o voto consciente, honesto e limpo do eleitor que vai escolher o melhor prefeito, vice-prefeito e vereador”, advertiu. “Tenho certeza que o eleitor brasileiro vai saber votar com responsabilidade, porque ele já está cansado de votar em maus políticos. Tenho certeza que o eleitor brasileiro vai votar limpo”, concluiu.

O presidente do STJ, ministro Felix Fischer, foi colega durante muitos anos da ministra Laurita Vaz na Quinta Turma do Tribunal. “É uma excelente represente do STJ no TSE. Com a experiência que ela tem, acredito que vai ter uma passagem marcante”, comentou. A ministra Laurita Vaz permanecerá no cargo pelos próximos dois anos.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, acredita que a ministra empossada traz uma visão diversificada ao TSE num momento eleitoral importante. Gurgel lembrou que a ministra Laurita Vaz leva para o TSE, além da experiência de magistrada, a experiência de membro do Ministério Público, porque ela atuou como promotora no estado de Goiás e como procuradora da República. Laurita Vaz ingressou no STJ, em 2001, em vaga destinada a membro do Ministério Público.

Trajetória

O presidente da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), Nelson Calandra, disse que a classe está satisfeita com a ida da ministra para o TSE. O magistrado afirmou que Laurita Vaz é dona de um caráter inquebrantável e tem personalidade voltada para o estudo. “Ela já fez uma trajetória brilhante no estado de Goiás, e agora, no STJ, tem também produzido um trabalho intenso e de muita profundidade no campo do Direito Penal”, avaliou.

O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, destacou que a ministra Laurita Vaz tem uma história de dedicação à Justiça brasileira. “Uma história que honra não só a sua vida pessoal, mas a história do país”, comentou. Para Cavalcante, a chegada dela ao TSE respeita a alternância, segundo ele, fundamental para oxigenar os tribunais com novas ideias.

A ministra tomou posse no TSE em vaga aberta pela saída do ministro Gilson Dipp, que assumiu a vice-presidência do STJ em setembro.

Fonte: Jandir Sabedot

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024