Agricultura - 01 de Março de 2022 - 08h14

​Projeto isenta trabalhador rural de multa para aderir ao Regime Geral de Previdência Social

Foto: Divulgação

Legislação brasileira condiciona adesão ao regime ao pagamento de uma indenização pelo tempo de serviço prestado

O Projeto de Lei 4385/21 isenta o trabalhador rural que pretenda aderir ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS) do pagamento de indenização referente ao período anterior a 1991 – época em que a adesão desses trabalhadores ao RGPS era opcional. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

A legislação brasileira condiciona a passagem de um regime previdenciário para outro ao pagamento de uma indenização pelo tempo de serviço prestado. A cobrança tem o objetivo de manter o equilíbrio financeiro de sistemas previdenciários distintos.

O pagamento da multa não deve ser condição para que o trabalhador migre para o RGPS. A cobrança só é devida caso o trabalhador pretenda contar o período como tempo de contribuição para o novo regime.

A contagem desse tempo é operação que depende, necessariamente, de sua vontade. Somente a partir de sua manifestação é que passa a existir a obrigação de recolher o valor da indenização.

O projeto altera a Lei Orgânica da Seguridade Social e o Regime Geral da Previdência Social.

O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Canal Rural

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024