Campo Erê / Clima - 02 de Fevereiro de 2022 - 08h42

​Final de tarde com cores variadas pode ter sido por cinzas de vulcão

Foto: campoere.com

Segundo o portal Metsul Meteorologia, a explicação para o fenômeno ocorrido no final da tarde desta terça feira 01, esta a mais de 12 mil quilômetros da nossa região.

Segundo o site no dia 15 de janeiro aconteceu a erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha’apai, em Tonga, país da Oceania, que fica no Pacífico Sul, liberou 400 mil toneladas de dióxido de enxofre na atmosfera, junto com cinzas e gases que alcançaram a altura da estratosfera, fato que ocorre apenas em episódios de grande intensidade.

A pluma de gás, vapor e cinzas se moveu para o Oeste do planeta e atingiu a costa Leste da África no dia 22 de janeiro. Na sequência, com menor densidade, o material vulcânico cruzou o continente africano e chegou ao Atlântico até atingir a costa brasileira no dia 25.

A coloração que se formou na região foi devido às partículas de vulcão, que quando são iluminadas pelo sol, especialmente ao amanhecer ou entardecer, colorem o céu com tons em laranja, rosa ou vermelho.

Mas fique tranquilo as cinzas não representam nenhuma ameaça para a população e estão sendo transportadas na atmosfera em grandes altitudes. Os pesquisadores ainda discutem se o material liberado na atmosfera impactará o clima no Hemisfério Sul.

Para o portal, o cientista Jim Salinger, que pesquisou os impactos de grandes erupções vulcânicas, disse que pode levar alguns meses para os efeitos começarem a ser sentidos com um resfriamento de cerca de 0,1ºC a 0,5ºC durando até a primavera.

Siga o portal pelas redes sociais

Seja você um repórter do portal mande sua informação pelo Whats 49 9 91 040458

Twitter @campoeresc

Telegram: https://t.me/CampoEreCom

No Facebook https://www.facebook.com/portalcampoere/

WhatsApp

Grupo 1 - https://chat.whatsapp.com/CJPyJezuKVf8QMKqIOWj9e

Grupo 2 - https://chat.whatsapp.com/FlgYJk99SJ62uUSW6plc69

Fonte: CampoErê.Com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024