Campo Erê / Saúde - 12 de Janeiro de 2022 - 13h07

​Hemosc volta a fazer coleta de sangue com doadores de Campo Erê

Foto: campoere.com

O município de Campo Erê através da secretaria de saúde, voltou a encaminhar doadores de sangue para o Hemosc em Chapecó.

Aos interessados, esta sendo realizado um cadastro/agendamento para que no próximo dia 24 de Janeiro possam ser levados até a cidade de Chapecó para a coleta.

O transporte é gratuito e a saída será as 6hs

Para doar é necessário:

Estar bem de saúde;

Ter entre 18 e 69 anos;

Não estar em jejum;

Ter dormido pelo menos seis horas nas ultimas 24;

Ter peso acima de 50 quilos;

Não ter feito cirurgia de grande porte a menos de 6 meses e de pequeno em menos de 3.

Os agendamentos devem ser feitos pelo telefone 49 36551368.

Campo Erê foi destaque em doadores de sangue, quando o Hemocentro de Pato Branco vinha até a cidade fazer coleta, mais de 1% da população estava inscrita para ser doador, mas em função de novas diretrizes, foi proibida a coleta fora dos centros, tendo então os doadores deslocarem até as cidades onde as coletas são feitas.

Curiosidades

Se Campo Erê tem um alto índice de doadores o catarinense Orestes Golanovski foi reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o Maior doador de sangue do Brasil, entrando em 2011 para o RankBrasil – Recordes Brasileiros. Até junho de 2006, ele já havia feito 187 doações. O recordista doou sangue até completar 65 anos, idade limite para a ação solidária.

No estado de Santa Catarina, a lei nº 10.567, de 7 de novembro de 1997, o doador de sangue fica isento do pagamento de taxas de inscrição a concursos públicos realizados pelo estado, equiparando-se a doador de sangue para os efeitos desta lei, a pessoa que integre a Associação de doadores e que contribua, comprovadamente para estimular de forma direta e indireta, a doação.

A comprovação da qualidade de doador de sangue será efetuada através da apresentação de documento expedido pela entidade coletora, que deverá ser juntado no ato de inscrição e deverá discriminar o número e a data em que foram realizadas as doações, não podendo ser inferior a 03 (três) vezes anuais.

Siga o portal pelas redes sociais

Seja você um repórter do portal mande sua informação pelo Whats 49 9 91 040458

Twitter @campoeresc

Telegram: https://t.me/CampoEreCom

No Facebook https://www.facebook.com/portalcampoere/

WhatsApp

Grupo 1 - https://chat.whatsapp.com/CJPyJezuKVf8QMKqIOWj9e

Grupo 2 - https://chat.whatsapp.com/FlgYJk99SJ62uUSW6plc69

Fonte: CampoErê.Com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024