Tigrinhos / Censo - 05 de Novembro de 2021 - 16h21

​Tigrinhos é o município escolhido de SC para o teste do censo demográfico 2022

Teve início nesta quinta-feira (4) e término previsto para o dia 26 deste mês, o Teste nacional para o Censo 2022 ocorrerá em uma localidade – um bairro, comunidade, distrito ou município – de cada uma das 27 Unidades da Federação.

Em Santa Catarina a escolha foi Tigrinhos, no Oeste, localidade que teve sua colonização iniciada em 1945 e o status de município reconhecido exatos 50 anos depois, em 1995.


Os testes consistem em um recenseamento casa a casa no mesmo modelo do Censo, com uso de sistemas e equipamentos de coleta, treinamento dos recenseadores, pesquisa de características do entorno dos domicílios, modelo misto de entrevistas (presencial, por internet e por telefone).


Como ocorre em todas as pesquisas do IBGE, as informações prestadas são confidenciais e o sigilo é garantido por lei.

O Censo 2022 visitará todos os domicílios do país a partir do ano que vem.


Para garantir a segurança dos recenseadores e dos moradores durante os testes, as equipes do IBGE vão trabalhar seguindo protocolos sanitários de segurança contra a Covid-19, com o uso de máscara, higienização das mãos e equipamentos com álcool em gel e distanciamento social.


Tigrinhos, com economia voltada à agropecuária, fica a nove horas de carro da capital, Florianópolis.


Com 1.757 habitantes no Censo 2010, era o 289º município catarinense em população. Em termos de PIB per capita, porém, estava à frente de quase cem municípios, ficando na 198ª colocação no estado.


Segundo as estimativas do IBGE para 2021, Tigrinhos tem 1.606 habitantes. Para a coleta, o município está dividido em seis setores censitários, que serão percorridos por seis recenseadores.


Em todas as localidades dos testes para o Censo serão aplicados o questionário básico (26 perguntas) e o da amostra (77 perguntas) para verificação das perguntas, entre elas, a que trata da presença de pessoas com autismo no domicílio, tema incluído no questionário do Censo, conforme a Lei 13.861/2019.


Como verificar a identidade dos entrevistadores

Os recenseadores do IBGE trabalham uniformizados, com boné, colete e bolsa azuis com a logomarca do Instituto.


No colete, há também o crachá de identificação, contendo a foto e os números de matrícula e identidade do entrevistador.


Eles vão utilizar o DMC, semelhante a um smartphone, para coleta das informações. Os moradores podem verificar a identidade de todos os entrevistadores através do site respondendo.ibge.gov.br ou do telefone 0800 721 8181.


O lançamento do teste aconteceu ontem, quinta-feira (04) no Auditório da Câmara Municipal de Vereadores de Tigrinhos, com a presença do prefeito municipal, Derli Antônio de Oliveira; do representante do governador de Santa Catarina para o evento, o diretor de habitação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, Leonardo Martins Machado; do representante da vice-governadora do estado, para o evento, Iago Spada; e do chefe da Unidade Estadual do IBGE no estado, Roberto Kern Gomes.


Siga o portal pelas redes sociais

Twitter @campoeresc

Telegram: https://t.me/CampoEreCom

No Facebook https://www.facebook.com/portalcampoere/

WhatsApp

Grupo 1 - https://chat.whatsapp.com/CJPyJezuKVf8QMKqIOWj9e

Grupo 2 - https://chat.whatsapp.com/FlgYJk99SJ62uUSW6plc69

Fonte: CampoErê.Com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024